Prestigie o 17º Festival de Artes de Itu
O evento cultural acontece entre os dias 16 e 31 de julho.
Renan PereiraO tão esperado 17º Festival de Artes de Itu enfim foi divulgado. Neste ano, o evento será realizado de 16 a 31 de julho e terá como atrações de destaque o cantor Renato Teixeira e o grupo Falamansa; além da banda ituana Balaio Bento. As apresentações no Centro da cidade acontecerão na Praça da Independência (Largo do Carmo) e na Cidade Nova as atrações se apresentarão em um palco na Avenida Paz Universal, s/nº. Todos os espetáculos serão gratuitos ao público.
A abertura do Festival de Artes de Itu acontece no dia 16 de julho (sexta-feira), às 21 horas, com show da Orquestra de Viola Caipira de Piracicaba, na Praça do Carmo. No dia 17 de julho (sábado), a programação tem sequência, às 16 horas, com o espetáculo de teatro de rua “Brasil, quem foi que te pariu?”, com a Trupe Artemanha. Às 21 horas, Renato Teixeira sobe ao palco para comemorar os seus quarenta anos de carreira. O músico traz em seu repertório sucessos como “Romaria”, “Frete”, “Amanheceu, peguei a Viola” e “Tocando em Frente”, entre outros.
Também do dia 17, o palco no bairro Cidade Nova terá, às 11 horas, o teatro “Conte Outra Vez”, com a Cia. do Mapinguary, e às 20 horas, show de samba com o grupo Tem Galega no Samba. Já no dia 18 de julho (domingo), às 16 horas, a programação da Praça do Carmo terá espetáculo de contadores de histórias com o Grupo Girasonhos e, às 20h30, show com o Trio Caipira, formado por Susana Salles, Lenine Santos e Ivan Vilela. Na mesma data, no Cidade Nova, show com a dupla sertaneja Eduardo e Adriano, às 19 horas.
A programação completa do 17º Festival de Artes de Itu você confere aqui. A produção do Festival de Artes de Itu é de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura) e da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (PRÓTUR). O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura junto com a Secretaria de Estado da Cultura.
Balaio Bento e Falamansa encerrarão o Festival
A banda de MPB ituana, Balaio Bento, também marcará presença no evento. O grupo comandado pela sua carismática vocalista, Michelle Santana, se apresenta às 20 horas, do dia 31, na praça do Carmo. Já o conjunto Falamansa, considerado um dos criadores do chamado forró universitário, fechará com chave de ouro o Festival das Artes de Itu 2010. A apresentação acontece uma hora depois, também na Praça do Carmo.
Oficinas
O Festival de Artes de Itu terá também oficinas de teatro, circo e contadores de histórias (confira aqui a programação das oficinas que serão realizadas). As inscrições começaram na quinta-feira (dia 8 de julho) e seguem até o dia 15 de julho no Espaço Cultural Almeida Júnior (Casa de Cultura), localizado na rua Paula Souza, 664, centro de Itu. Mais informações pelos telefones (11) 4022-5147 e 4022-5147.
História do Festival
O Festival de Artes de Itu foi iniciado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho, que se inspirou no Festival de Tanglewood, evento norte-americano de música clássica. Ao longo dos anos, o Festival foi mudando seu perfil para abrigar outras expressões artísticas. Hoje, em sua décima sétima edição, trafega com desenvoltura no universo da cultura popular.
Nos palcos estão artistas ligados à tradição da música genuinamente caipira e a ritmos como chorinho, forró, bossa nova samba e gafieira. Espetáculos de teatro, circo, dança e manifestações populares completam o repertório. Fazem parte da programação oficinas de teatro, circo e contadores de histórias que têm por objetivo integrar o público ao espírito do festival.