II Seminário de História do Açúcar termina hoje
O evento reúne especialistas do Brasil e do exterior.
Deborah DubnerItu foi escolhida para sediar o II Seminário de História do Açúcar, em razão de sua posição estratégica no chamado “quadrilátero do açúcar”, região onde, entre as décadas finais do século XVIII e meados do século XIX, prosperou a produção açucareira.
O II Seminário de História do Açúcar tem como objetivo debater a questão açucareira. Assim como em sua primeira edição, o evento é promovido pelo Museu Paulista da USP, Museu Republicano “Convenção de Itu”, Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH-USP), Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA) e Associação Internacional de História do Açúcar.
Para discutir o tema "Trabalho, População e Cotidiano" foram convidados pesquisadores do Brasil e do exterior, com o intuito de estimular o diálogo e a troca de experiências. São objetivos do evento:
1. estimular o balanço historiográfico sobre a história do açúcar;
2. cotejar as diversas leituras historiográficas sobre o tema;
3. apresentar o estado atual dos acervos documentais;
4. expor e discutir questões sobre economia, sociedade, política, administração, e cultura material da produção açucareira.
O "II Seminário de História do Açúcar: trabalho, população, cotidiano", destina-se à comunidade acadêmica atuante em instituições de ensino e pesquisa, bem como a estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de especialização das áreas de História, Arquitetura, Antropologia, Sociologia e público interessado em geral.
Os participantes podem aproveitar para visitar o “Sitio Arqueológico Histórico 4 Estações”, que está em exposição no mesmo local.
O evento ocorre entre os dias