Publicado: Sábado, 3 de fevereiro de 2007
Inaldo Lepsch lançou livro em Itu
O livro traça a genealogia da familia Camargos & Penteados
Deborah DubnerNa manhã do dia 03 de fevereiro, sábado, foi lançado o livro “Camargos & Penteados – História e Genealogia de uma família paulista”, de Inaldo Cassiano da Silveira Lepsch, pela Editora Ottoni, de Itu. Centenas de pessoas de Itu e região estiveram presentes, prestigiando o evento que ocorreu no Espaço Fábrica São Luiz.
O livro é uma interessante narrativa da origem e dos caminhos genealógicos seguidos por um dos dois ramos da família Camargo Penteado, a partir de dois casamentos realizados em Santana de Parnaíba, no dia 15 de fevereiro de 1757. Na primeira parte da obra, o autor faz rápidos traços biográficos de personalidades pertencentes aos dois troncos que compõem esta família.
Assim, por ali desfilam figuras de proa da história de Itu, de São Paulo, e do Brasil, como o Coronel Thomaz Lopes de Camargo, um dos fundadores de Vila Rica, o Regente Diogo Feijó, o historiador Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, dona Olívia e Yolanda Penteado, Amadeu Amaral, Dr. Alberto Penteado, além do próprio autor, que participou ativamente da vida política de Itu nos anos setenta e oitenta.
Na segunda parte, já se começa a delinear o caminho que levará á união dos Camargos com os Penteados, dando origem à família Camargo Penteado, num curioso passeio pela história, oferecendo ao leitor, um desfile gracioso e bem documentado, de personagens e de fatos. Dessas figuras humanas e ilustres, destacam-se ali Adolpho Bauer, vereador em Itu por, pelo menos, três legislaturas (do Império à República); Luiz de Camargo Penteado, que foi Intendente Municipal no início dos anos trinta; Waldomiro Corrêa de Camargo, três vezes Prefeito Municipal de Itu. Traz também breves notas biográficas da compositora ituana Ignez Ribeiro Lepsch, sua genitora.
Finalmente, numa incursão aos remotos tempos da fundação da brasilidade, descobre e analisa o autor as origens indígenas suas e de seus familiares, que vão de João Ramalho e Bartira, de Antonio Rodrigues e da índia Antonia, e de Domingos Luís Grou e a também princesa nativa Margarida Fernandes, ao casal de patriarcas Indalécio de Camargo Penteado e Balbina Guilhermina de Castro, objeto central da obra.
Deborah Dubner / www.itu.com.br |
Mylton Ottoni é o editor do livro |
- Tags
- inaldo lepsch
- ottoni
Comentários