Cultura

Publicado: Terça-feira, 29 de março de 2011

Isabely Tomazy

Atriz mirim de Itu faz sucesso em São Paulo.

Crédito: Arquivo Pessoal Isabely Tomazy
Entre as atuações de Izabely, destacam-se os musicais Miss Saygon (2007), O Rei e Eu (2010), Gypsy (2010) e Evita (2011)

Canceriana nascida em 20 de julho de 2001, Izabely é ituana e seus pais de Cuiabá (Mato Grosso). Para um olhar desavisado, sua vida é praticamente normal. Vai à escola como todas as crianças (sexto ano do Colégio Almeida Júnior), faz lição, fica com a irmã, brinca, fica no computador, assiste TV e arruma o quarto quando está bagunçado.

No entanto, sua rotina não pára por aí. Afinal, ela é uma atriz mirim que já atuou em várias peças de teatro em São Paulo. Assim, no final da tarde, quando alguma peça está em cartaz, vai três vezes por semana para a grande metrópole, com sua mãe ou pai, onde ensaia e se apresenta. Tarde da noite, carro, estrada, sono e lá vai ela de volta pra Itu, para retornar a São Paulo no dia seguinte. Vida dura!

Os ensaios costumam durar cerca de dois meses e normalmente os  espetáculos entram em cartaz de quinta a domingo. Como há outras crianças revezando o mesmo papel, sua atuação não ocorre em todas as sessões. Os desafios são muitos, mas Izabely parece passar por eles com desenvoltura. Mesmo quando não passa em algum teste, ela não desanima, mostrando segurança e maturidade para a pouca idade que tem. “Vergonha?”, eu pergunto. “Que nada! Nunca teve vergonha de subir num palco”, ela responde, com sinceridade no olhar.

Marcia, mãe dedicada que acompanha todas as gravações e atuações da filha, comenta que não é nada fácil, embora seja muito prazeroso. Preocupada em passar valores para a filha, conta que sempre conversam sobre humildade, para não deixar o sucesso subir na cabeça. “Ela está subindo degrau por degrau”, comenta.

Trabalhos realizados

Com 5 anos, a mãe de Izabely, Marcia Tomazi, levou-a em uma agencia para fazer um book. “Muitas amigas me diziam que ela era fotogênica e acabei levando em uma agência de São Paulo que estava em Itu fazendo um trabalho”, conta a mãe orgulhosa. Alguns meses depois, a pequena foi chamada para um teste e já passou: começava então sua carreira de atriz.

O espetáculo era nada mais, nada menos do que o musical Miss Saigon, sucesso da Broadway inspirado na ópera Madame Butterfly, que já fora encenado em 12 línguas diferentes e visto por mais de 33 milhões de pessoas em 25 países. No Brasil, Miss Saygon recebeu mais de 25 milhões de reais em investimentos, com produção da CIE Brasil e ficou 18 meses em cartaz, no teatro Abril (SP).

Izabely, nossa pequena atriz com pouco menos de 6 anos na época, fazia o papel de um menino (filho dos protagonistas), revezando com outras duas crianças, uma de São Paulo e outra de Atibaia. Teve que cortar o cabelo bem curtinho, mas conta que não se importou. Entre suas principais lembranças estão as amizades com o elenco.

Aos 7 anos, a atriz mirim participou das peças “Novo Começo" e “Casamento da Dona Baratinha”.  

Com 8 anos de idade, mais um desafio: o musical “O Rei e eu”, que ficou em cartaz no teatro Alfa (SP) de fevereiro a agosto de 2010, no qual Izabely foi a princesa Ying Yaowlak, uma das filhas do rei, atuando com falas e canto.

Aos 9, participou do musical Gypsy, interpretando o expressivo papel da menina Baby June.   

Propagandas e comerciais também estão no portfólio de Izabely, que apesar da pouca idade, já reúne uma experiência pra ninguém botar defeito. Mas, segundo sua mãe, o objetivo mesmo é teatro e novela. 

Comentários