Publicado: Domingo, 12 de novembro de 2006
Livro foi lançado na Fazenda do Chocolate
Histórias e Bruacas, de Carlos Solera, mostra o Tropeirismo.
Deborah DubnerNo dia 11 de novembro (sábado) foi lançado na Fazenda do Chocolate, em Itu, o livro “Histórias e Bruacas", de Carlos Solera. Vários convidados de Itu, São Paulo e cidades vizinhas estiveram presentes no evento, com homenagens e reconhecimento pelo resgate da cultura tropeira brasileira.
O livro, que conta sobre o Tropeirismo no Brasil, foi escrito partindo de uma arrebatadora busca sobre a história desse movimento, através da pesquisa de fatos ocorridos com grande intensidade na vida nacional entre os anos 1700 e 1950. Analisando seus diversos enfoques e personagens, o autor apresenta o resultado dessa incessante pesquisa realizada por quase três décadas, onde relata uma infinidade de situações e acontecimentos, factuais ou não, sobre a trajetória de nosso país, antes e depois do período de Cabral.
Tropeando no tempo, passado, presente e futuro, o autor deixou de lado o intuito inicial que era apenas o estudo sobre Tropas, Tropeiros e sua Influência na Vida Brasileira, pois descobriu não ser possível contar estes acontecimentos sem a investigação de fragmentos da história mundial ocorrida nos últimos três mil anos, ainda que contados de forma, muitas vezes, até bem superficial.
O Ciclo do Tropeirismo é apresentado com inúmeros dados que comprovam o seu grande papel e influência na formação de nossa brasilidade, tanto no contexto socioeconômico e cultural, quanto no aspecto territorial, inclusive demonstrando o seu caráter pioneiro para a criação e integração do que hoje se denomina Mercosul (Mercado Comum do Sul). Noções da geologia, de raças e povos, a história do homem e de algumas religiões, a formação de países que se inter-relacionaram com o Brasil, tempos dos descobrimentos, povos antigos, índios, negros e brancos, habitantes e visitantes de nossa terra, disputas pela sul - américa, bandeirantes e a expansão territorial, jesuítas, portugueses, espanhóis e os guaranis, Colônia, Império e República, imigrantes e muito outros tópicos foram percorridos e são mostrados no livro de forma empolgante.
Dentro de uma macro-ótica holística, onde alguns podem entendê-la como mística ou cósmica, foram introduzidos textos que citam a existência da Atlântida, de ordens secretas, a ocupação fenícia no Brasil, a geometria sagrada do continente sul-americano e aspectos diversos, que de algum modo tiveram também relação com a caminhada brasileira.
Foi criada, assim, uma grande colcha de retalhos, que se tornou mais leve e divertida com a introdução dos momentos de Sesteadas, antiga prática realizada pelos desbravadores tropeiros em seus pousos e paradas, onde são mostradas curiosidades, lendas e crenças de nossa história e de outros povos, a tradição e o folclore tropeiro, o significado de provérbios populares, usos e costumes, poesias e assuntos gerais, entre tantos pontos formadores do imaginário brasileiro.
Comentários