Maestro João Carlos Martins encanta Itu durante concerto no SESI
Bachiana Filarmônica atraiu mais de 600 pessoas.
André RoedelVeja as fotos desta notícia no Flickr
Por André Roedel
O maestro João Carlos Martins encantou o público ituano que conferiu o concerto da Bachiana Filarmônica do SESI-SP, regida por ele. O espetáculo aconteceu na manhã deste domingo, dia 22 de setembro. Mais de 600 pessoas lotaram o ginásio do centro de atividades de Itu para prestigiar o ilustre músico.
Esbanjando talento e bom humor, o maestro regeu consagradas obras de Mozart, Bach e Beethoven. Ele também tocou no piano, mostrando que mesmo os problemas nos nervos de ambas as mãos não o impediram de difundir a música erudita pelo Brasil. Suas dificuldades físicas foram até mesmo motivo de piadas.
“Aquelas (adversidades) que atingem a alma, com essas você nunca brinca. Mas aquelas que atingem o físico, essas você pode tratar até com humor pra mostrar amor à vida”, disse o maestro entre uma brincadeira e outra. Além das músicas clássicas, o concerto teve espaço para uma canção de Adoniran Barbosa, “Trem das Onze”, cantada em coro pela plateia toda (confira vídeo abaixo).
João Carlos Martins chegou ao SESI de Itu por volta das 10h30, visivelmente exausto pela viagem. Ele havia feito no dia anterior um concerto na cidade de Limeira, na região de Campinas. Apesar do cansaço, ele em nenhum momento fraquejou durante o espetáculo e fez questão de atender a imprensa presente.
O maestro falou da importância de reger um concerto em Itu, terra do Festival de Artes idealizado pelo também maestro Eleazar de Carvalho, figura vital na carreira de João Carlos Martins. Ele também comentou sobre a popularização da música erudita. “Se todos os artistas clássicos de ponta saírem de suas torres de marfim e forem de encontro a todos os segmentos da sociedade, a música clássica estaria noutro patamar”, disse.
Confira a execução de "Trem das Onze", música que encerrou o concerto:
André Roedel/Itu.com.br |