Museu da Energia transporta visitantes para uma noite no século XIX
Teatro, jogos e música resgataram costumes da época.
Jéssica FerrariVeja as fotos desta notícia no Flickr
O Museu da Energia de Itu proporcionou uma experiência diferente para um público de mais de 50 pessoas no dia 13 de agosto. Com a atividade gratuita “Uma noite no século XIX”, os visitantes puderam reviver costumes da época e conhecer um pouco da história do casarão que abriga hoje o museu.
Com simpatia, a personagem de Ignácia Joaquina, primeira moradora do sobrado, interpretada pela atriz Liliane Navarro, abriu a noite falando sobre sua vida e encantou os presentes com uma bela caracterização.
Após a intervenção teatral, o público formado em sua maior parte por alunos do curso de História do Ceunsp se divertiu jogando siso e Víspora (bingo). As atividades valeram prêmios aos ganhadores.
Os visitantes contaram ainda com a bela voz da cantora Bruna Gavioli, num sarau que misturou músicas brasileiras e italianas.
Em seguida, o museu convidou os presentes para um delicioso chá e um passeio ao jardim. Os jogos antigos general, gamão, xadrez, dama, dominó, ludo, burro e whist ficaram à disposição para divertidas partidas e estudo do público.
As atividades realizadas na data foram inspiradas em um volume da coleção de livros “Equipamentos, usos e costumes da Casa Brasileira”, que apresenta os relatos dos primeiros viajantes europeus ao Brasil, especialmente no decorrer do século XIX, e referências literárias dos principais escritores brasileiros do período, como José de Alencar e Aluísio de Azevedo.
A atividades fez parte da programação especial em homenagem ao Dia Internacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.
Jéssica Ferrari/Itu.com.br |
Trecho do sarau |