Naná Vasconcelos e Maracatu Leão da Vila fazem show contagiante em Itu
Apresentação atraiu um grande público.
Jéssica FerrariVeja as fotos desta notícia no Flickr
O grande percussionista Naná Vasconcelos fez um show contagiante na noite de 13 de junho, no quarto dia da programação do 21º Festival de Artes de Itu. Junto ao grupo Maracatu Leão da Vila, ele encantou cerca de 90 pessoas que estiveram presentes no Espaço Cultural Domingos Fernandes, dentro do Quartel de Itu.
Logo no início da apresentação, Naná Vasconcelos mostrou seu talento com os instrumentos e até sem eles, utilizando em alguns momentos apenas a voz e as mãos para fazer diversos sons. Ao longo do show, cativado, o grande público bateu palmas e também chegou a cantar junto com o percussionista, formando um lindo coro.
O grupo de maracatu abrilhantou a noite com alegria e muita ginga. Ao dividir o palco com Naná, transformou a apresentação em uma grande festa de luz, cores e música. O ritmo forte fez algumas pessoas levantarem e caírem na dança. "Deu para aproveitar bastante, mas acho uma pena ser um show curto, pelo menos para a vontade de dançar e o formato das cadeiras deveria ser algo mais popular", diz a estudante de Artes Visuais, Merian Miranda Cardoso Quadros.
O Festival de Artes de Itu é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Rurais e da Regional do Pirapitingui. Segue até o dia 12 de julho, com cerca de 60 atrações gratuitas distribuídas em 37 dias. Leia mais!
Naná Vasconcelos
Naná Vasconcelos é considerado uma autoridade mundial da percussão. Nasceu em Recife, já morou em Paris e Nova Iorque e se apresentou em diversas partes do mundo. Apesar das vivências internacionais, a influência de sua terra está em tudo o que faz. Seu trabalho sempre demonstrou a amplitude de seu talento e ao longo da carreira foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e foi vencedor de oito Grammys.
Maracatu Leão da Vila
O Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila, foi criado em 2006, com objetivo de funcionar como um espaço de resgate e continuidade, destinado a difundir manifestações da cultura tradicional, como Folia de Reis, Festa do Divino e Samba de Bumbo, e ampliar o senso de identidade no ambiente cultural de Sorocaba. O grupo de maracatu reúne jovens interessados em vivenciar a cultura popular brasileira por meio de ritmos e danças tradicionais brasileiras.