Cultura

Publicado: Quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Novelli Júnior será homenageado em Itu

Sessão Solene comemora o centenário de seu nascimento.

Hoje, dia 22, a Câmara de Vereadores de Itu realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Academia Ituana de Letras, uma Sessão Solene em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga Novelli Júnior. Confira a programação completa!

A solenidade acontecerá na Casa do Barão, às 18 horas e será transmitida pela Rádio Convenção de Itu. 
Dr. Novelli Júnior recebeu o título de Cidadão Emérito, outorgado pela Câmara de Vereadores em 1980, através do Decreto Legislativo de autoria do vereador Ignaldo Cassiano da Silveira Lepsch, em reconhecimento aos inúmeros benefícios que a cidade recebeu ao longo de sua carreira política.

O Deputado Federal Celso Russomanno será o orador da Sessão Solene que contará também com representantes das instituições ituanas que foram alvo da atenção do Dr. Novelli Júnior.
 

 
Novelli Júnior
Dr. Luiz Gonzaga Novelli Júnior nasceu em Itu e formou-se em medicina no Rio de Janeiro, onde morou grande parte de sua vida. Casou-se com Carnelita de Ulhôa Cintra (enteada do Marechal Dutra) e sua única filha, Maria Vicentina Novelli Serpa mora no Rio de Janeiro.

Recém formado volta a Itu, instalando consultório à rua Barão do Itaim, participa da Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1945 consegue sua primeira eleição como Deputado Federal e participa da Assembléia Constituinte de 1946.

Em 28 de novembro de 1947 é empossado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no cargo de Vice-Governador, cujo titular era Adhemar de Barros. Nessa ocasião atuou também Secretário de Educação e Saúde Pública. Reelege-se Deputado Federal em 1951.

Sua atuação política destacou-se pela luta por melhor distribuição de renda para os municípios brasileiros. Itu, em seus dois mandatos conseguiu importantes conquistas.

Estas são as mais significativas:
- O Prédio da Agência de Correios e Telégrafos, inaugurado em 21 de julho de 1946, com a presença de autoridades da região e da capital da República (Rio de Janeiro), chefiada pelo próprio Dr. Novelli Júnior. Era Prefeito de Itu o professor Tristão Bauer.
- Posto de Puericultura
- A criação da Escola Normal no Instituto Regente Feijó e a construção de suas novas instalações na rua dos Andradas
- O edifício onde atualmente está o Posto do INSS
- Parque Infantil que ficava no Largo do Carmo até fins dos anos de 1960.
- Recursos para tratamento de água no município
- Recursos para a reforma da Praça da Matriz
- O prefixo para a Rádio Convenção
- A criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio
- O Estádio Municipal, hoje batizado Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior
- Criação de selo postal com efígie de Padre Bento Dias Pacheco
- Recursos para a construção de 104 casas populares (as primeiras construídas em Itu), no Alto da Vila Nova
- Empréstimo federal para o reajustamento da dívida pública de Itu
- Trabalhou pela construção da estrada Itu-Jundiaí (atual rodovia D. Gabriel Paulino Bueno Couto)
- Pavilhão Infantil anexo à Santa Casa de Misericórdia
- Recursos para a construção do Paço Municipal, onde hoje está instalado o Centro de Estudos da USP e a Biblioteca Edgar Carone
Dr. Novelli Júnior também foi romancista e biógrafo e em sua produção literária. Sócio-fundador da Academia Ituana de Letras, ocupou a cadeira nº 25 cujo patrono é Candido Mota Filho. Dentre suas obras, destacam-se:
- Padre Bento Dias Pacheco – um século e uma vida (1983)
- Marechal Eurico Gaspar Dutra, Feijó, um paulista velho
- Noções de Sociologia (publicado quando lecionava no Colégio Patrocínio e adotado em várias escolas do Estado).
Faleceu em 1º de julho de 2000, no Rio de Janeiro, ocupando o cargo de postulador da causa de beatificação de Padre Bento. Por ocasião de sua posse como Vice-Governador, dirigiu a seguinte mensagem aos ituanos “Itu, como ontem, como hoje, e como sempre, poderá contar com seu filho para ajudá-la a construir sua grandeza e perpetuá-la na eternidade da história”.
Comentários