Cultura

Publicado: Segunda-feira, 19 de julho de 2010

Orquestra de Viola abre Festival de Artes e reúne bom público no Carmo

O evento aconteceu na sexta-feira, dia 16 de julho.

Crédito: Renan Pereira / www.itu.com.br Orquestra de Viola abre Festival de Artes e reúne bom público no Carmo
Com um repertório de música raiz clássico e vocais em grande sintonia, os músicos da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira subiram ao palco e fizeram jus à alcunha 'orquestra'

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Renan Pereira

Quem acreditava que a estreia do Festival de Artes de Itu não atrairia grande público por causa do frio se enganou meramente. Ituanos e turistas decidiram tirar os seus casacos do armário e se reuniram em elevado número para assistir a apresentação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira. A abertura do Festival aconteceu na sexta, dia 16 de julho, na Praça do Carmo.

Nem o atraso de quase quarenta minutos – ocasionado pela passagem da procissão da Igreja do Carmo – foi motivo para desanimar o público presente, que se mostrou paciente até o início do show. Apesar da levada caipira do grupo, a apresentação reuniu admiradores de todas as idades, inclusive os mais jovens. Destaque para a organização sonora, que levou um som limpo e bem distribuído para os ouvintes.

Com um repertório de música raiz clássico, os músicos da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira subiram ao palco e fizeram jus à alcunha “orquestra”. Executando uma boa sequência de canções arraigadas na cultura caipira, o grupo é embalado pelos vocais bem afinados de seus cantores - que contaram ainda com uma forcinha a mais desta vez: o público ituano – que acompanhou os músicos até mesmo nas músicas menos conhecidas pelas novas gerações.

Presente na cerimônia de abertura junto com outras autoridades, o secretário de cultura, Álvaro Stella, aprovou a inauguração do Festival. “Sem dúvidas é um evento de grande importância para Itu. Até o momento está tudo indo muito bem: as oficinas já começaram e praticamente todas as vagas foram preenchidas, esperamos agora que este evento atraia cada vez mais pessoas para a nossa cidade".

De um modo geral, a abertura do evento recebeu boa aceitação – pelo menos por parte daqueles que fizeram questão de comparecer. “Gosto muito de música caipira e acho que a atração foi bem escolhida para abrir a festa. Itu é conhecida como uma cidade turística, e por isso devemos dar muita atenção a esse festival. Com certeza ele atrairá mais pessoas para a cidade”, destacou o morador de Itu, Carlos Alberto.

O Festival de Artes de Itu será realizado até o dia 31 de julho e terá seu encerramento com a apresentação das bandas Balaio Bento e Falamansa. Os shows acontecem sempre no centro da cidade (Praça do Carmo) e na Cidade Nova (palco na Avenida Paz Universal, s/nº). Todos os espetáculos são gratuitos e têm entrada aberta ao público. Confira aqui a data e o horário das próximas apresentações.

Mais sobre o grupo

A Orquestra Piracicabana de Viola Caipira foi formada no dia 5 de agosto de 2005 e tem o objetivo de difundir a cultura da cidade de Piracicaba – o berço da música raiz. A história do grupo passa a ser contada a partir de uma oficina ministrada pelo violeiro Mazinho Quevedo, na qual participavam integrantes do grupo. Com o fim da mesma, os músicos acabaram se desencontrando.

Tempos depois, em outra oficina (ministrada dessa vez pelo violeiro Fernando Sodré), o grupo voltou a se reunir, mas dessa vez os integrantes foram mais longe: nascia ali a Orquestra. Nesses cinco anos de estrada, o grupo já se apresentou em várias cidades do interior do Estado, marcando presença inclusive na Virada Cultural Paulista de 2010.

Renan Pereira / www.itu.com.br
Assista a apresentação de uma das músicas que foram tocadas no show

Comentários