Piquenique Literário encanta e promove encontro de Itu com o livro
Evento fez parte das atrações do Festival de Artes.
Jéssica FerrariVeja as fotos desta notícia no Flickr
O Piquenique Literário, ação do projeto Ler é Uma Viagem, encantou e promoveu o encontro de Itu com o livro, na tarde do dia 15 de julho. O evento fez parte das atrações do XIX Festival de Artes de Itu e reuniu, das 14 às 17 horas, aproximadamente 300 pessoas.
A paisagem rotineira da Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel) se transformou, ganhando tapetes, almofadas e uma porção de crianças, jovens, adultos e idosos, que atraídos pelos convidativos livros pendurados nas árvores do local, puderam saborear textos de diversas obras literárias. Entre os presentes, o Secretário de Cultura de Itu, Jonas Soares e sua família.
Enquanto os mediadores de leitura recepcionavam os participantes nas árvores com livros, a cantora e idealizadora do projeto, Élida Marques se apresentou juntamente com o violonista Marlos Mateus. Em seguida houve a performance dos Boêmios de Itu e também dos músicos Ricardo Rainer e Sergio Rocha, que encerraram o evento num clima de alegria e magia.
“Além de estar lindo, foi uma oportunidade maravilhosa de contato com a leitura de uma forma diferente” afirmou a secretária Marcela Góes, que levou seus filhos ao Piquenique.
Marcela ainda conta a experiência de sua filha, Gabriela: “ela já tem o hábito da leitura e me cobra bastante para que eu leia mais. Estava curiosa para saber como seria um piquenique de livros e adorou a experiência, a disposição dos livros deixou a atividade super atrativa, principalmente para crianças.”
Élida Marques ficou contente com o resultado do evento. “Não esperava vir tanta gente. Foi um sucesso! Vamos ver se conseguimos fazer mais edições do Piquenique Literário, o pessoal gostou bastante e pediu.”
Sobre o Ler é uma Viagem
Ler é uma Viagem é um projeto de incentivo à leitura que desde 2003 desenvolve pesquisas para estimular o hábito e o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil.
Conduzidos pela atriz e leitora pública, Élida Marques, os participantes são convidados a "viajar" pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados pela sutileza da música executada ao vivo por músicos convidados.
Atualmente desenvolve sessões de leitura em escolas e bibliotecas; oficinas para educadores e interessados em melhorar sua condição leitora; eventos lítero-musicais; performances poéticas e shows de música e literatura brasileira.
Com nove anos de existência, o projeto já realizou mais de 500 apresentações, em escolas, bibliotecas, teatros, praças e espaços culturais variados, atingindo mais de 30 mil pessoas em cinco estados brasileiros.