Cultura

Publicado: Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Quarteto Tristão Júnior abre semana de comemoração ao compositor

Concerto ocorreu na Fábrica São Luiz.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Quarteto Tristão Júnior abre semana de comemoração ao compositor
Quarteto Tristão Júnior em apresentação na Fábrica São Luiz

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Teve início na noite de 9 de janeiro a Semana Tristão Junior 2014, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu. Durante a cerimônia, ocorrida na Fábrica São Luiz, houve a abertura da exposição “Seresteiros de Itu” e um concerto do Quarteto Tristão Junior.

Cerca de 40 pessoas prestigiaram o evento e puderam assistir a apresentação de canções de Tristão Júnior e de outros compositores tradicionais, como Chico Buarque e Pixinguinha. Já no fim da apresentação, empolgados os presentes cantaram acompanhando o som do Quarteto.

A abertura da Semana, que segue até o dia 18 de janeiro, contou ainda com a presença do vice-prefeito de Itu, Neto Beluci e da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz.

A Semana Tristão Júnior marca o aniversário de nascimento do compositor ituano Tristão Mariano da Costa Júnior, que viveu de 1880 a 1935 e foi um dos maiores compositores do século XX. Filho do maestro Tristão Mariano da Costa e sobrinho do compositor Elias Álvares Lobo escreveu, sobretudo, música de seresta.

Tristão Junior também se dedicou ao magistério, foi professor de música no Colégio São Luis, no Ibao e no antigo Ginásio do Estado em Itu (atual Escola Regente Feijó). Tornou-se referência no ambiente artístico ituano, seja como compositor, seresteiro ou professor.



Quarteto Tristão Júnior

O Quarteto Tristão Júnior foi formado em 1990, tendo por objetivo principal resgatar composições do músico ituano Tristão Mariano da Costa Júnior, além de outros autores da região do médio Tietê. Atualmente o quarteto executa também algumas canções de compositores tradicionais. Seu repertório básico é formado de valsas, tangos brasileiros, choros, schottish, polkas e outras peças seresteiras. O grupo é formado por Célia Trettel, José Tabajara dos Santos, Rubens Garcia e Gilmar de Campos.

Mostra “Seresteiros de Itu”


Com o objetivo de manter viva a história da cultura de Itu, que está ligada as tradicionais serestas, foi montada a mostra cultural “Seresteiros de Itu”. A mostra reúne a trajetória das serestas ituanas, desde Tristão Jr. (1880 – 1935), primeiro compositor do gênero na cidade, por meio de relatos de sua filha e familiares, e também com notícias de jornais, grupos seresteiros de Itu, compositores e literatura a respeito do tema.

Jéssica Ferrari/Itu.com.br
Comentários