Publicado: Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Rotary: 104 anos de partilha e boas ações
Conheça e faça parte desse trabalho exemplar!
Camila BertolazziPor Camila Bertolazzi
“Dar de si mesmo antes de pensar em si”
Essa frase, mundialmente conhecida pelos rotarianos, define qual deve ser o primeiro passo de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas associadas ao Rotary Internacional em mais de 200 países. Acima de tudo, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de partilhar seus recursos para a realização de boas ações. Por tal motivo, em inglês, os membros se tratam por fellow, palavra que significa pessoas que colocam seus recursos em uma empreitada comum, enquanto que no Brasil usa-se o termo companheiro.
O Rotary foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros businessmen em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. O nome Rotary, que em inglês significa "em rodízio", surgiu pelo fato de que, no início, as reuniões eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana.
O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável. Os associados desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.
No Brasil existem cerca de 2.200 clubes. Três deles estão em Itu: Rotary Club Itu, o mais antigo da cidade e com 36 membros; Rotary Club Itu Convenção e Rotary Club Itu Terras, ambos com aproximadamente 20 membros. Todos os clubes são necessariamente filiados ao Rotary International (RI), uma associação federativa com poder normatizador.
Novos clubes se formam constantemente. O principal incentivo parte de um clube já existente que passa a ser padrinho do outro. O Rotary Club Itu foi apadrinhado pelo clube de Porto Feliz, e apadrinhou os outros dois formados posteriormente na cidade. Apesar do apadrinhamento não há hierarquia entre os clubes; todos têm os mesmos direitos e obrigações. Outro motivo é a profissão dos associados. Muitos clubes observam a regra de ter apenas um sócio para cada profissão. “Não podemos formar um clube só com médicos ou advogados. Somos orientados a ter um profissional de cada área”, explica o atual presidente do Rotary Club Itu, Walmir Scaravelli.
O primeiro passo para se tornar um associado é receber um convite feito por um dos membros. As únicas exigências são de caráter moral e profissional. “A pessoa será ‘avaliada’ de acordo com padrões éticos”, explica Scaravelli. O custo mensal de participação em um Rotary Club no Brasil é de R$ 100, que custeiam as despesas das reuniões semanais (jantares), a mensalidade da revista rotariana e parte é revertida para a Fundação Rotária, que anualmente estipula prioridades. Nesse ano – julho de 2008 a junho de 2009 – o objetivo é reduzir a mortalidade infantil.
Além da meta universal, cada clube desenvolve ações de acordo com a necessidade dos moradores da cidade. Em Itu três projetos estão sendo desenvolvidos
Estrutura Rotariana
O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e igualmente importantes: clube, distrito e RI. No clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais na cidade.
Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de mil rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos. Eles são administrados por um governador com mandato de doze meses cada. A função dele é estimular a convivência e o trabalho dos clubes, para isso, encontros anuais acontecem visando o treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social. Os três Rotarys de Itu pertencem ao distrito 4310.
Já o Rotary International administra mais de 500 distritos rotários espalhados pelo mundo. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.
Conheça e faça parte desse trabalho. O Futuro do Rotary está em suas Mãos!
Conheça e faça parte desse trabalho. O Futuro do Rotary está em suas Mãos!
Camila Bertolazzi / www.itu.com.br |
Walmir Scaravelli, presidente do Rotary Club Itu |
- Tags
- rotary
- rotary club
Comentários