Semana Tristão Júnior prossegue com concerto na Casa da Cultura
Evento reuniu três instrumentistas da cidade.
Renan PereiraVeja as fotos desta notícia no Flickr
Por Renan Pereira
A semana Tristão Junior teve continuação no dia 14 de janeiro (sexta-feira), em Itu. O evento, que tem o objetivo de homenagear o compositor ituano, reuniu três artistas já consagrados na cidade: o pianista Ricardo Diniz, a violonista Célia Trettel e o flautista Pedro Navarro. A apresentação aconteceu no Espaço Cultural Almeida Júnior (Casa da Cultura) e teve entrada gratuita à população.
Além das composições do artista homenageado, o trio apresentou também composições de outros músicos consagrados, como Elias Lobo (tio de Tristão Júnior) e Patápio Silva. Além do concerto, o público presente pôde assistir a uma aula de história com os instrumentistas, que falaram um pouco sobre a vida e a obra dos compositores homenageados.
A semana de homenagem teve abertura com uma apresentação do Quarteto Tristão Júnior, no dia 12 de janeiro. O evento prossegue até o dia 18. Acompanhe a programação completa:
Dia 12 – quarta-feira, 20 horas
Local: Sala Elias Álvares Lobo - Espaço Cultural Almeida Júnior - Rua Paula Souza, 664
Dia 14 – sexta-feira, 11 horas
Concerto de Música Erudita com Ricardo Diniz e participação especial de Célia Trettel (Violão) e Pedro (Flauta)
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior - Rua Paula Souza, 664
Dia 16 – domingo, 11 horas
Concerto da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo
Local: Praça da Matriz (Caso o dia esteja chuvoso, a apresentação acontecerá dentro da Igreja Matriz)
Dia 18, terça-feira, 20 horas
Seresta Quarteto Tristão Júnior
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior - Rua Paula Souza, 664
Renan Pereira / www.itu.com.br |
Ricardo Diniz se apresenta na Semana Tristão Júnior, em Itu |
Maestro Tristão Júnior
Tristão Mariano da Costa Júnior (1880-1935), foi um dos maiores compositores ituanos no século XX. Era filho do Maestro Tristão Mariano da Costa e da cantora Maria Augusta da Costa. Sobrinho do compositor Elias Lobo seguiu os passos da sua família de compositores. Escreveu, sobretudo, música de seresta (valsas, tangos, schottischs).
Tristão Júnior dedicou-se também ao magistério. Foi Professor de Música no Colégio São Luís, no IBAO e no Ginásio do Estado em Itu (atual Escola Regente Feijó).
Tornou-se uma referência no ambiente artístico ituano, seja como compositor, como seresteiro ou como professor. Foi casado com a Sra. Esther Sampaio e faleceu aos 55 anos, deixando uma filha, Maria José, que vive no Rio de Janeiro.