Cultura

Publicado: Terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Semana Tristão Junior reúne boa música e história em Itu

Evento contou com diversas apresentações musicais.

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Semana Tristão Junior reúne boa música e história em Itu
Corporação Musical União dos Artistas se apresentou durante a Semana

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Cerca de 150 pessoas prestigiaram cada uma das apresentações realizadas na Semana Tristão Junior, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu entre 12 e 19 de janeiro. A última apresentação foi do Quarteto Tristão Junior e aconteceu no Espaço Fábrica São Luiz, devido a inconstância do clima.

A Semana Tristão Junior é uma forma da Secretaria de Cultura cumprir com o objetivo de preservar e valorizar a cultura produzida ao longo dos quase 403 anos de história de Itu, tornando possível que as pessoas conheçam mais profundamente nossa cidade. Nas apresentações, antes de cada música ser interpretada, foi realizado um breve comentário que falaram sobre os compositores, principalmente os ituanos e sobre a vida de Tristão Junior.

Nesta edição da Semana Tristão Junior as apresentações foram prioritariamente realizadas em espaço aberto, como é próprio gênero de seresta. Além das serestas compostas pelo homenageado, houve também no dia 18 de janeiro a apresentação da Corporação Musical União dos Artistas que, com repertório variado, tocou dobrados e uma composição de Tristão Junior, chamada “Ausência Cruel”.

Tristão Mariano da Costa Júnior foi um dos maiores compositores ituanos no século XX. Filho do Maestro Tristão Mariano da Costa e da cantora Maria Augusta da Costa, sobrinho do compositor Elias Lobo, seguiu os passos da sua família de compositores. Escreveu, sobretudo, música de seresta (valsas, tangos, schottischs e polcas).

Tristão Júnior dedicou-se também ao magistério. Foi professor de Música no Colégio São Luís, no Instituto Borges e no Ginásio do Estado (Escola Regente Feijó). Tornou-se uma referência no ambiente artístico ituano, seja como compositor, como seresteiro ou como mestre de capela da Igreja Matriz. Foi casado com Esther Sampaio e faleceu aos 55 anos, deixando uma filha, Maria José.

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br
Quarteto Tristão Junior

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br
Corporação Musical União dos Artistas

Comentários