Cultura

Publicado: Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vivenciando a leitura: conheça o projeto "Ler é uma viagem"

Mais de 25 mil crianças já foram incentivadas.

Vivenciando a leitura: conheça o projeto "Ler é uma viagem"
A atriz Élida Marques encanta as crianças com a contação de histórias

Por Guilherme Martins

Imagine receber a visita de atores e músicos encenando, lendo, cantando, atuando, dançando e contando histórias dos clássicos livros de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, entre outros? Pois esse é o principal propósito do grupo “Ler é uma Viagem”, que realiza apresentações em escolas de todo o Brasil e dissemina a cultura e o prazer da leitura pública pelo país. E agora eles têm um escritório montado em Itu!

Idealizado pela atriz e cantora Élida Marques, o projeto foi criado em 2003 e desde então já teve sete programas patrocinados, com cerca de 25 mil crianças incentivadas, 20 mil livretos distribuídos, 1.300 professores atendidos, 400 sessões de leitura realizadas e 135 escolas visitadas.

Parte da família de Élida é de Itu e então ela resolveu montar um escritório na cidade. Ao procurar um lugar para se instalar, encontrou a Fábrica São Luis.

Sobre a Élida

Dedicada ao estudo do teatro, da música e da literatura, Élida criou e produziu a banda Tia Margarida (sambas antigos e inéditos); o Trio Claro (músicas da era do rádio); e o Quarteto Estúrdio (composições inéditas inspiradas na obra de Guimarães Rosa).

Diante do sucesso do projeto “Ler”, resolveu dedicar-se única e exclusivamente a ele e, em 2008, inaugurou a Élida Marques Produções Artísticas Ltda., empresa nova no papel, mas que congrega todos os talentos e produções de sua criadora.

Além dos diversos eventos culturais, oficinas e palestras que a empresa realizou nos últimos dois anos, destaca-se a programação de comemoração do centenário de nascimento de Guimarães Rosa, em 2008.

Benditas Leitoras

Um projeto audacioso e genial está sendo preparado pela atriz Élida Marques para o próximo semestre. Trata-se da criação das “Benditas Leitoras”, um grupo de mulheres que aprenderá sobre artesanato e leitura pública no Espaço Fábrica.

A ideia é que elas se voluntariem para aprender mais sobre essas formas de arte, assim, quando novas turmas chegarem, elas poderão passar o conhecimento que adquiriram, tornar-se auto-suficientes com seus trabalhos e ainda auxiliar Élida nos demais projetos futuros. “Preciso de voluntárias que estejam interessadas em aprender mais e que queiram ampliar os conceitos de leitura, oralidade e demais formas de arte”, explica a atriz.

Dessa forma, elas se tornarão parceiras, divulgadoras e entusiastas do projeto, divulgando e ampliando as várias formas de arte e leitura em Itu.

Em breve

Outro projeto promissor do “Ler é uma viagem” é a Oficina de Tear e Escuta (entre pai e filha). O objetivo é aliar a bela técnica do tear, com a leitura, criando uma atividade cultural e relaxante.

A ideia foi inspirada pelo pai de Élida, o senhor Simplício Marques Rodrigues. Com 85 anos, atendendo a pedidos da filha, ele construiu um tear no Espaço Fábrica, no qual está ensinando a amarrar os 120 fios de algodão e fazendo as primeiras tramas.

Em março, a ideia é fazer a oficina, na qual o pai de Élida ensinará às pessoas a arte de tecer, enquanto elas ficarão relaxadas ao ouvir histórias.

Patrocínio

Para dar continuidade aos projetos do “Ler é uma viagem”, Élida planeja fazer uma nova programação sobre Monteiro Lobato nas escolas de Itu e região. Na verdade o projeto já está aprovado na Lei Rouanet, inclusive com o orçamento previsto e o planejamento necessário, porém falta o patrocínio. “O projeto pode ser realizado em qualquer cidade do Estado de São Paulo, mas seria muito bom se as empresas da região apoiassem o incentivo à leitura por aqui”, conta.

As empresas que estiverem interessadas em patrocinar ou financiar o projeto, assim como as pessoas que quiserem fazer parte ou conhecer um pouco mais podem entrar em contato com a Élida pelos telefones (11) 3413-4842 e 9870-5082, ou no site www.lereumaviagem.com.br. A sala de leituras do “Ler é uma viagem” está localizada no Espaço Fábrica São Luiz, na rua Paula Souza, 492 - sala 05.

Comentários