Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 11 de novembro de 2014

CDHU realiza campanha para renegociar dívidas da casa própria

Ação é dirigida a mutuários inadimplentes de Itu e Salto.

CDHU realiza campanha para renegociar dívidas da casa própria
O atendimento será realizado no Cejusc de Itu

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) vai realizar no mês de novembro novas audiências de conciliação para atender mutuários inadimplentes dos municípios de Itu e Salto. A ação é dirigida a moradores que residem em conjuntos habitacionais da companhia e que estão com três ou mais parcelas da casa própria em atraso.

O atendimento será na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro, das 10 às 16 horas, na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Itu (Cejusc), localizado à Avenida Tiradentes, nº 1817, no Parque Industrial.

A iniciativa integra a campanha “Fique em Dia com a sua Casa” lançada em 2011 para promover a regularização financeira e contratual de mutuários da CDHU. Nos municípios atendidos no mutirão desta quarta-feira, a taxa de inadimplência varia de 14,48% a 25,65%.

O presidente da companhia, Milton Dallari, explica que a proposta é conscientizar a população para a importância de manter as prestações da casa própria em dia, melhorar as condições para regularização de débitos e evitar, assim, a perda do imóvel. “A meta é reduzir para 15% a inadimplência no estado e, com isso, investir na construção de novas moradias”, disse.

Durante o plantão, os moradores terão oportunidade de parcelar o débito com condições especiais de pagamento ou quitar a dívida à vista, com isenção total dos juros. Os casos serão analisados individualmente de acordo com as condições financeiras do titular do contrato.

O processo de conciliação é iniciado com a indicação pela CDHU dos casos de mutuários com possibilidade de regularização do imóvel. Depois disso, são geradas cartas convite para a sessão conciliatória, em termos amigáveis. No dia da sessão, as partes, através do trabalho de um conciliador, entram em processo de negociação. Uma vez lavrado o acordo, ele tem força de decisão judicial. Podem participar das sessões apenas os mutuários em situação pré-processual.

Serviço

Os interessados em firmar um acordo com a CDHU devem comparecer aos plantões portando RG, CPF e um boleto da prestação pago ou não. Mutuários de outras localidades do Estado também podem regularizar a situação nos núcleos ou postos regionais da companhia. Os endereços podem ser obtidos pelo telefone 0800-0002348.

A CDHU também oferece serviços pela internet. No site da empresa (www.cdhu.sp.gov.br) é possível obter informações sobre financiamento, emitir boletos de prestações, calcular o parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos. 

Comentários