Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia da Internet: sua vida ainda vai mudar radicalmente por causa dela

17 de maio é comemorado o dia mundial da rede.

Crédito: Banco de imagens Dia da Internet: sua vida ainda vai mudar radicalmente por causa dela
No Dia da Internet, uma reflexão sobre o que mudou e o que ainda vai mudar!

Por Renan Pereira e Deborah Dubner

Democracia virtual, cybercultura e inteligência coletiva. Estas são só algumas das palavras que foram incrementadas ao nosso vocabulário depois da ascensão da Internet. Com a chegada dela, podemos dizer que quase tudo na nossa vida tomou um rumo diferente. E por tudo o que tem revolucionado, ela foi até indicada para o Prêmio Nobel da Paz. O que pouca gente sabe é que a rede mundial de computadores dedica um dia para comemorar a sua criação: 17 de maio.

Pode soar muito estranho para as novas gerações, mas imagine viver em um mundo onde as pessoas dependiam totalmente de métodos manuais para sobreviver? Difícil... Não há como negar que hoje o mundo virtual está diretamente ligado ao nosso cotidiano; seja na fila do mercado, nos bancos, na TV, no rádio ou no bate-papo descontraído do dia-a-dia.

A grande diferença é que as novas gerações já se habituaram a este sistema e não se imaginam vivendo sem isso. Exemplo: há alguns anos, ninguém poderia imaginar que nos comunicaríamos com pessoas de outros países de forma tão eficiente e barata como fazemos hoje.

Pois bem, o tempo vai passando e novas concepções vão sendo criadas acerca da Internet. Neste século, um dos temas mais discutidos tem sido a sua relação com o acesso ao universo do consumo. A rede, de um modo geral, marcou definitivamente uma nova era na sociedade contemporânea: a era em que as pessoas fazem negócio pela Internet. Então aproveite e leia dicas da PROCON para comprar pela Internet.

"A internet aumentou o poder nas mãos dos consumidores e ampliou a democratização da informação”, afirma o diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti. De acordo com ele, ainda que no Brasil nem todos tenham acesso à rede, o e-commerce avança e as perspectivas são de que neste ano o crescimento seja em torno de 30%, na comparação com o ano passado. “No início do ano, traçamos uma perspectiva de cerca de R$ 13,6 bilhões em faturamento para 2010, agora acredito que o ano feche em torno de R$ 14 bilhões”, afirma Guasti.

Para os próximos anos, aumentos entre 30% e 40% ao ano devem ser comuns. O número crescente de pessoas com acesso à Internet amplia, consequentemente, o número webshoppers (pessoas que compram pela Internet). Dessa forma, políticas de inclusão digital como a ampliação do acesso à banda larga e o barateamento dos computadores pessoais também devem contribuir para o crescimento do comércio on-line. De acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), as vendas de computadores pessoais devem ser 17% maiores neste ano.

Algo está bem claro: a Internet está modificando cada vez mais, e intimamente, o modo de comunicação entre as pessoas. E se, por um acaso, você ainda não percebeu a influência que ela tem na sua vida, aguarde. Cedo ou tarde você perceberá.

Internet nos negócios

Antes utilizada para encontrar novas formas de comunicação entre funcionários e clientes, hoje a Internet é uma ferramenta que as empresas usam para fornecer informações em tempo real e manter a comunicação com seus principais públicos. Os clientes utilizam a Internet, e em particular, as redes sociais para encontrarem informações sobre produtos e empresas, bem como para compartilhar suas opiniões com mais de seis bilhões de pessoas que usam a Internet diariamente. É claro que, junto com os benefícios, vem o risco.

Nem tudo são flores...

Apesar dos inúmeros benefícios que a Internet traz à sociedade, ela ainda gera olhares desconfiados, principalmente por parte de alguns críticos deste século. Alguns deles afirmam que a Internet, devido à dificuldade de acesso, gera mais desigualdade do que democracia. Além disso, temas como pedofilia , pornografia, cyberbullying, informações irrelevantes e falsas, ainda são armas que os fazem contestar a rede mundial de computadores.

O consagrado filósofo tunisiano, Pierre Levy, rebate a ideia e explica que a rede está passando por uma transição. “A Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Devemos lembrar que a escrita demorou pelo menos 3000 anos para atingir o atual estágio, no qual todos sabem ler e escrever. A Internet tem apenas 10 anos", pondera. "O importante é considerar o índice de pessoas plugadas".

Internet na Educação

Uma revolução ainda está por acontecer na educação e a Internet é a principal razão. Os questionamentos sobre o uso adequado da rede para o aprendizado, seus benefícios e riscos são questões a serem abordadas profundamente. No entanto, independente das opiniões, a Internet já está alterando significativamente o modo de vida dos jovens e crianças e consequentemente, a forma de se aprender. Pais, professores e educadores em geral não terão escolha: ou aprendem a entender esse mundo, ou ficarão cada vez mais distantes de seus alunos e familiares.

Internet e as Redes Sociais

Se você está lendo esse artigo, pelo menos você deve usar email. Se for mais antenado, pode ser que use Orkut ou Facebook. Se gosta mesmo do mundo web, deve ter um Twitter ou participar de alguma comunidade no Ning. Se é apaixonado por música, talvez seja membro do Myspace. Ou pelo menos já viu vídeos no Youtube. Se usa a Internet para ampliar sua r

Comentários