Publicado: Domingo, 5 de outubro de 2008
Eleições em Itu ocorrem dentro da normalidade
Apenas duas, das 308 urnas, foram substituídas.
Camila BertolazziNo balanço geral não houve contratempos nas eleições para prefeito e vereadores de Itu. Ao todo foram distribuídas 308 urnas em 30 escolas municipais e estaduais, além do Centro Universitário (Ceunsp). Desse número, apenas duas urnas apresentaram defeitos.
As urnas quebradas estavam nas escolas Convenção e Benedito Lázaro. Nelas, os eleitores enfrentaram uma pequena fila até que as máquinas fossem trocadas por outras do estoque. Porém essa espera não chegou a tumultuar as eleições, e o tempo médio para o voto foi de 40 segundos.
O Cartório Eleitoral de Itu também é responsável pelo eleitorado da cidade de Cabreúva, onde ao longo do domingo de eleição, quatro urnas quebradas foram substituídas.
Segundo a Técnica Judiciária do Cartório Eleitoral de Itu, Cláudia Monteiro, a maioria dos mesários que compareceu foi suficiente para esclarecer dúvidas e auxiliar os eleitores.
Na apuração final foram computados 90.380 votos, sendo que, destes, 81.372 (90,03%) foram válidos. Segundo dados recentes obtidos pela equipe do itu.com.br, aproximadamente 107.055 votantes escolheram seus candidatos.
Boca de Urna
Ainda segundo Cláudia Monteiro, apesar de algumas manifestações favoráveis e contrárias a candidatos, nenhum eleitor foi preso em Itu. “Assim que a polícia era acionada, os manifestantes se dispersavam do local”, afirma a Técnica Judiciária.
- Tags
- eleições
Comentários