Google se prepara para lançar a Pesquisa Social - a nova tendência
Versão em inglês está disponível para teste.
Deborah Dubner
O Google já anunciou que vai incorporar em sua lista de resultados, recomendações de pessoas que você segue em redes sociais como YouTube, Flickr, Twitter, blogs ou outras plataformas.
Isso significa que os resultados dos conteúdos publicados em redes sociais passarão a ser misturados na lista principal do Google, com base em sua relevância para a consulta. Em outras palavras: toda vez que alguém pesquisar por algum assunto, seja ele qual for, os blogs, álbuns de fotos, vídeos dos amigos ou mesmo links twittados, relacionados ao tema, poderão vir indexados, com o avatar da pessoa logo abaixo da indicação, para facilitar a identificação.
O nome técnico dessa nova tendência é Pesquisa Social (Social Search). Nos EUA, para determinadas buscas, os resultados são incrementados com informações sobre a quantidade de vezes que um link foi compartilhado no Twitter, por exemplo. O recurso é parecido com o search/Facebook oferecido há meses pelo Bing, da Microsoft.
Para ilustrar com um exemplo bem “regional”: imagine que você está fazendo uma pesquisa no Google sobre a cidade de Itu. Com o “Social Search” ativado, no fim da página, aparecerão novos resultados, mais informais, de contatos ou de pessoas ligadas a seus amigos. Assim, você poderá consultar opiniões em blogs, vídeos e fotos da sua rede relacionados a Itu, além de tuites e o que mais estiver relacionado à cidade, vindo do seu círculo social.
O Google Social Search ainda não está disponível no Brasil, mas está em teste no idioma inglês, sem restrições de região. Quem quiser testar a nova busca, pode acioná-la na página do Google Labs.