Publicado: Sábado, 4 de outubro de 2008
Mesário Voluntário: exercício de cidadania
Em Itu, menos de 1% dos mesários são voluntários.
Camila BertolazziPor Camila Bertolazzi
Em cada eleição aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros de diferentes classes sociais, idades e perfis são convocados para trabalhar. Sem eles não seria possível que os cerca de 127 milhões de eleitores brasileiros exercessem sua cidadania através do voto. O trabalho dos mesários é fundamental para a eleição, pois eles garantem que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.
Em 2008, Itu baterá recorde de eleitores: serão mais de 105 mil pessoas com mais de 16 anos que, no domingo, dia 05 de outubro, escolherão seus favoritos para prefeito e vereador. As eleições são de interesse de toda a comunidade, e a convocação dos milhares de munícipes para atuar como mesários contribui para a transparência do processo. Caso você seja maior de 16 anos, seja um eleitor e exerça a sua cidadania. Esclareça as principais dúvidas sobre o Título de Eleitor!
Cabe aos mesários resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem durante a votação. Também é responsabilidade da mesa receptora verificar as credenciais dos fiscais dos partidos políticos, além de emitir e assinar documentos como a zerésima, que verifica se a urna não tinha nenhum voto antes do início da votação, e o boletim de urna, que contém os votos registrados na seção. No final do dia, é o presidente da mesa que encerra a votação, retira o disquete da urna eletrônica e o entrega dentro de um envelope lacrado à Justiça Eleitoral.
Além do presidente, as seções eleitorais são compostas por outros cinco membros sendo, um primeiro e um segundo mesário, dois secretários e um suplente. A maioria dos mesários ainda são convocados através de um comunicado da Justiça Eleitoral que chega à residência. Os critérios para a escolha são: ter mais de 18 anos, ter bom nível de escolaridade e não ter nenhum impedimento, como ser policial, estar ligado a algum candidato ou exercer cargos de comissão.
Por outro lado, é cada vez maior a quantidade de mesários voluntários que atuam em algumas zonas eleitorais do país, com destaque para o município de Ribeirópolis, em Sergipe, no qual o percentual de voluntários nas últimas eleições foi de 100%. Para a Justiça Eleitoral, a exemplo de outros segmentos, ao exercer uma atividade de caráter voluntário, o cidadão a desempenha por iniciativa própria e, portanto, com mais satisfação.
Infelizmente essa não é a situação em Itu, pois dos 1800 mesários que trabalharam nas eleições de 2006, menos de 1% era voluntário. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Itu, Thereza Cristina de Andrade Junqueira Soares Machado, a tendência é que esse número aumente nesse ano, principalmente por causa da campanha “Mesário Voluntário” promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que incentiva o voluntariado através de faixas e cartazes espalhados por todo o país.
Os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado, segundo a legislação eleitoral, tanto em empresa pública como privada, e receberão ainda, um auxílio-alimentação durante as eleições. Leia mais sobre os direitos e os deveres dos mesários!
Quem tiver interesse em ser um mesário voluntário nas próximas eleições deve procurar um cartório eleitoral, preencher uma ficha de cadastro e esperar o comunicado chegar à residência. As convocações começam em agosto. Em Itu, o cartório eleitoral está localizado na rua Custódio Pinto Sampaio, 72, Jardim Corazza (próximo a Rodoviária). O horário de atendimento é das 12h às 18h. Mais informações pelos telefones (11) 4013-2111 e 4022-8974.
Comentários