Prepare-se: Google altera mecanismos de indexação visando melhorias
Entenda quais são as principais mudanças.
Camila BertolazziO maior sistema de busca do mundo já avisou que as mudanças chegaram. A promessa do Google é oferecer mais qualidade para os leitores, através de uma indexação mais inteligente. Mas afinal, o que significa isso? Nossa equipe traduziu um documento oficial para ajudar quem trabalha com web a entender quais serão as principais alterações. Na prática, o resultado fortalece um jornalismo de qualidade e estimula o bom trabalho.
Mais orientação para construir sites de alta qualidade
Tradução: Marina Petrocelli (acampinas.com.br)
Nos últimos meses, estivemos especialmente focados em ajudar as pessoas a acharem sites de alta qualidade nos resultados das buscas do Google. A mudança para o algoritmo Panda tem melhorado a seleção para um número maior de websites com alta qualidade, então você não precisa se preocupar com a maioria da leitura que faz. No entanto, para os sites que foram afetados pelo Panda, queremos providenciar um controle adicional em como o Google realiza suas pesquisas em sites de alta qualidade.
Nosso conselho para os publicadores é que continuem focados em entregar o melhor conteúdo possível para a experiência do usuário em seus websites e não focar tanto no que eles pensam que é a atual seleção do Google de algoritmos ou sinais. Alguns publicadores foram escolhidos como prioridade da mudança para Panda algoritmo, mas o Panda é só uma das 500 melhorias em busca que queremos fazer este ano.
Na verdade, desde que lançamos o Panda, nós desenvolvemos mais de uma dúzia de retoques adicionais para nossa seleção de algoritmos, e alguns sites presumiram, incorretamente, que a mudança em sua seleção teve a ver com o Panda. A busca é uma complicada e envolvente arte e ciência, então, ao invés de focar em específicos retoques de algoritmo, nós encorajamos que foque na entrega da melhor experiência para os usuários.
O que conta como site de alta qualidade?
Nosso algoritmo de qualidade de site tem o objetivo de ajudar as pessoas a achar sites de alta qualidade, reduzindo a seleção de conteúdo de baixa qualidade. A recente modificação Panda enfrenta a difícil tarefa de, algoritmicamente, acessar a qualidade do website. Mas antes, nós queríamos explicar algumas idéias e pesquisas que levaram ao desenvolvimento de nosso algoritmo.
Abaixo temos algumas questões para acessar a “qualidade” de uma página ou de um artigo. Esses são os tipos de perguntas que fazemos a nós mesmos enquanto nós escrevemos os algoritmos que tentam acessar a qualidade do site. Pensem nisso como nosso passo para codificar o que nossos usuários querem.
Claro, não estamos divulgando nossa seleção atual de sinais usados nos algoritmos, porque nós não queremos as pessoas brincando com nossos resultados das buscas; mas, se você quiser entrar da mente do Google, as questões abaixo dão algum direcionamento de como estamos olhando essa questão:
- Você confiaria nas informações presentes nesse artigo?
- Esse artigo foi escrito por um especialista ou entusiasta que conhece bem o assunto, ou é mais de natureza rasa?
- Esse site tem artigos duplicados, sobrepostos ou redundantes no mesmo ou tópicos similares com uma leve variação de palavras diferentes?
- Você ficaria confortável ao dar as informações de seu cartão de crédito a esse site?
- O artigo tem erros de escrita, estilo ou de fatos?
- Os tópicos são direcionados por interesses genuínos dos leitores dos sites ou o site gera conteúdo numa tentativa de adivinhar o que pode ser bem selecionado nos mecanismos de busca?
- O artigo oferece conteúdo ou informação original, relatos originais, pesquisas originais ou análises originais?
- A página oferece valor substancial quando comparada a outras páginas do resultado da pesquisa?
- Quanto controle de qualidade é feito sobre o conteúdo?
- O artigo descreve os dois lados de uma história?
- O site é uma autoridade reconhecida na área?
- O conteúdo é produzido em massa ou terceirizado para um grande número de criadores ou espalhado por uma grande rede de sites para que páginas ou sites individuais não ganhem muita atenção ou importância?
- O artigo foi bem editado ou ele parece desleixado ou feito apressadamente?
- Para uma consulta relacionada à saúde, você confiaria na informação desse site?
- Você reconheceria esse site como uma fonte oficial quando mencionado pelo nome?
- O artigo oferece uma descrição completa e compreensível do assunto?
- O artigo contém análises criteriosas ou informações interessantes que vão além do óbvio?
- Esse é o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
- O artigo contém uma quantidade excessiva de anúncios que distraem ou interferem no conteúdo principal?
- Você esperaria ver esse artigo em uma revista impressa, enciclopédia ou livro?
- Os artigos são curtos, sem fundamento, ou, caso contrário, com falta de detalhes úteis?
- As páginas são produzidas com bastante preocupação e atenção ao detalhes ou com pouca atenção aos detalhes?
- Os usuários reclamariam quando eles vissem páginas desse site?
Escrever um algoritmo para acessar a qualidade das páginas e sites é uma tarefa muito difícil, mas esperamos que as questões acima deem alguma ideia de como nós tentamos escrever algoritmos que distinguem sites de alta qualidade de sites de baixa qualidade.
O que você pode fazer
Estivemos ouvindo de muitos de vocês que vocês querem mais direcionamento no que vocês podem fazer para melhorar o posicionamento no ranking do Google, particularmente se você acha que foi impactado pelas atualizações do Panda. Nós encorajamos a manter questões como essas acima em mente enquanto você foca em desenvolver conteúdo de alta qualidade ao invés de tentar otimizar de acordo com qualquer algoritmo do Google.
Outra específica parte do direcionamento que oferecemos é que conteúdo de baixa qualidade em algumas partes do website pode impactar o ranking todo de sites, e assim remover páginas de baixa qualidade, fundindo ou melhorando o conteúdo de páginas superficiais em páginas mais úteis, ou movendo as páginas de baixa qualidade para um domínio diferente poderia, eventualmente, ajudar a seleção do seu conteúdo de alta qualidade.
Nós continuamos trabalhando em iteraç