Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Violão e Internet: uma combinação que deu certo

Saiba como aprender a tocar violão sem sair de casa!

Violão e Internet: uma combinação que deu certo
As aulas são 100% pela Internet, através de dispositivos como Skype ou MSN
Por Camila Bertolazzi
 
Nos últimos anos, o leque da Internet se ampliou de uma forma inimaginável e quase tudo se tornou possível. Ninguém sonharia, em menos de uma década, que o acesso à grande rede se tornaria tão fácil, rápido e popular. E que na era das novidades tecnológicas, o violão, um instrumento que surgiu na Grécia, 2000 anos a.C., também tivesse espaço nesse novo universo. Inclusive, como principal caminho para alguns adeptos da música aprimorar seus conhecimentos.
 
O empresário Daniel Pi, de 30 anos, fazia aulas de violão quando foi transferido a trabalho para Espanha. Não querendo abandonar o curso, Daniel sugeriu ao professor Valter Cardoso que as aulas continuassem via Internet. A ideia deu tão certo que, 3 anos depois, de volta ao Brasil, a web continua sendo o único canal de comunicação entre professor e aluno.
 
“A Internet hoje é uma realidade bastante presente em nossas vidas. No caso das aulas de violão, é uma vantagem poder estudar no conforto de casa, a qualquer hora, sem ter problemas com o trânsito, e o melhor, sem prejuízo com a qualidade do conteúdo ou interatividade”, conta Daniel. Mas os pontos positivos não param por aí. “O aluno pode acessar o professor da sua casa, escritório ou até mesmo do quarto de um hotel onde esteja passando férias na companhia do violão”, acrescenta o professor.
 
Após a primeira experiência pela Internet, Valter conta que se entusiasmou com a ideia e investiu no novo negócio. “A comunicação foi uma surpresa para mim, pois o som e a imagem chegavam muito bem tanto para meu aluno como para mim”. E completa: “Foram preciso apenas alguns ajustes, já que a experiência com grandes grupos me deu as ferramentas necessárias para a dinâmica das aulas”.
 
Com o tempo, novas pessoas se interessaram pela possibilidade de estudar violão pela Internet. “Aprendi que a melhor propaganda para meu trabalho são os alunos tocando e executando as canções com prazer e precisão”. O exemplo mais recente é o estudante Plínio Marques de Siqueira, de Goiana, que procurou Valter depois de assistir uma apresentação de Daniel Pi. “Sempre quis aprender a tocar violão, mas nunca tinha feito aulas antes devido à correria do dia-a-dia. Esse método moderno [via web] chegou na hora certa para mim”, conta Plínio.
 
Apesar do novo requisito para esse aprendizado – ter domínio da Internet -, uma coisa não mudou: a música ainda exige paixão. De fato, a prática requer algumas qualidades como paciência, devoção, sentimento e perfeccionismo.
 
“Minha concepção sobre aula de violão é a mesma, indiferente de ser online ou presencial, pois o violão é um tipo de atividade que depende muito mais da vontade e aplicação do aluno, do que das aulas em si. Obviamente elas são importantes, mas você só consegue tirar proveito delas, praticando”. E completa: “Alguns minutos por semana com seu professor são suficientes para tirar dúvidas sobre o que você treinou, e para isso, basta uma conexão de Internet”.
 
A metodologia das aulas
 
O curso é composto por uma aula de 50 minutos por semana, agendada com o aluno sempre no mesmo dia e horário. Além do violão, outros materiais são obrigatórios durante o curso, como computador conectado em banda larga, webcam e dispositivos como Skype ou MSN. O material pedagógico é enviado por e-mail. A mensalidade é de R$ 200.
 
Caso o aluno não seja iniciante, o professor faz uma avaliação para definir o estágio mais adequado. Independente do nível de aprendizado, qualquer pessoa pode fazer as aulas via web. O progresso do aluno é também o resultado das avaliações durante o curso.
 
Segundo Valter Cardoso, “o aluno não deve ficar intimidado com a minha técnica, mas sim estimulado a atingir com a sua capacidade, a execução da matéria”. Para que isso aconteça, durante as aulas, o professor deve tocar somente o necessário, deixando o tempo livre para o aluno praticar cada vez mais.
 
O próximo passo do professor será o Curso Intensivo de Violão – inédito no Brasil -, ministrado todos os dias, durante trinta minutos. “Essa é uma atividade que só seria possível pela web, devido todos os benefícios que ela nos oferece”, explica.
 
A Internet chegou para ficar, e aos poucos está mudando nossas vidas. Mas se ainda restam dúvidas sobre a sua eficiência como meio para se ensinar e se aprender... “No começo eu também estava desconfiado das aulas online, mas isso acabou no dia em que o Valter, via Skype, me corrigiu dizendo que tal dedo em tal acorde estava errado, que estava em tal casa do violão e deveria estar em outra. Ou seja, se ele percebeu isso, o processo está aprovadíssimo!”, comemora Daniel.
 
A única desvantagem - finaliza o professor – “é não poder compartilhar o cafezinho no final das aulas com meus alunos”.
Comentários