Publicado: Sexta-feira, 13 de abril de 2007
Alunos do Monteiro Lobato visitam a Comarei
A visita faz parte do projeto ambiental do colégio.
Camila BertolazziPor Camila Bertolazzi
Os alunos do Ensino Fundamental I (1ª a 5ª série) do Colégio Integrado Monteiro Lobato visitaram, na sexta-feira, dia 13 de abril, a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu – Comarei. A visita faz parte do projeto sobre Meio Ambiente desenvolvido pela escola com o objetivo de conscientizar os alunos e seus familiares.
O passeio durou pouco mais de uma hora, mas o aprendizado foi enorme. Divididos em dois grupos, manhã e tarde, os 165 alunos tiveram aulas teóricas e práticas. Cooperados da Comarei e a colaboradora Patrícia Otero falaram sobre a importância de reciclar, e os feitos positivos e negativos que o meio ambiente tem com essa atitude.
Os alunos escutaram atentos as explicações sobre o ciclo do plástico, do papel e do vidro. Muitas dúvidas foram esclarecidas, e vários depoimentos foram dados sobre a atuação de cada um nesse compromisso com o meio ambiente.
Na parte prática da visita, os alunos interagiram com trabalho das pessoas que sustentam suas famílias através do lixo. Todos demonstraram surpresa diante de tanta gente e principalmente tanto lixo. “Não pensei que a Comarei fosse assim, é tudo tão organizado, eu imaginava pilhas de lixo amontoado, imaginava um lugar sujo”, comentou a aluna da 2ª série, Marina de Oliveira.
Projeto Meio Ambiente
Além da visita à Cooperativa, o colégio está desenvolvendo um sério trabalho dentro da própria escola. Durante as aulas semanais sobre meio ambiente, os alunos assistem filmes, lêem livros e discutem sobre assuntos relacionados à natureza. Uma outra atividade realizada pela escola foi uma palestra com Patrícia Otero, que introduziu o conhecimento básico para uma futura conscientização.
O colégio promoveu um concurso para escolher o slogan do projeto e o mais votado foi: “Seja Curupira, protetor do meio ambiente, nossa razão de viver”. Com o slogan, os alunos escolheram a aluna Gabriela Marmo Vechi para desenhar o mascote do projeto, o Curupira.
“Os alunos estão gostando do projeto, eles estão interagindo com a idéia, e esse era o nosso objetivo”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental I, Rosana Merlin. E completa: “Foram montadas oficinas de papel, onde os próprios alunos reciclam o material e aprendem ainda mais”.
Semanalmente a Comarei passa no colégio para recolher o lixo separado.
Você sabia?
> 1 tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10 mil m³ de água;
> 1 tonelada de alumínio reciclado economiza até 90% de energia elétrica;
> 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo, recurso este não renovável;
> 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia.
>> leia também:
>> leia também:
Comarei e o lixo reciclável de Itu, por Deborah Dubner
Lixo: melhore a sua pegada, por Patricia Otero
Os artistas do lixo, por Deborah Dubner
- Tags
- monteiro lobato
- comarei
Comentários