Publicado: Sábado, 16 de junho de 2007
Barbatuques se apresenta hoje em Itu
O grupo dará oficinas no Colégio Almeida Júnior
Deborah DubnerContagiar e colorir o mundo com o som do corpo é o que o Grupo Barbatuques gosta de fazer. E como faz bem!
Hoje, dia 19 de junho, o “Barbatuques” estará em Itu ministrando oficinas para os alunos, professores e pais do Colégio Almeida Júnior. O grupo, reconhecido internacionalmente, já se apresentou em dezenas de shows no Brasil e na Europa, tem 2 CDs de autoria própria e possui um trabalho inovador e diferenciado, baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. “Despertar no indivíduo o potencial transformador do som do corpo, expandindo essa experiência e aproximando culturas e pessoas, é sempre o nosso objetivo, tanto nas oficinas como nos shows”, afirma Fernando Barba, mentor e integrante do grupo.
O Barbatuques já ministrou oficinas em escolas, projetos e instituições, tais como: Fundação Bradesco, Instituto Itaú Social, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Goiânia, Instituto Pão de Açúcar, Fundação Ayrton Sena, Projeto Tim Música Nas Escolas, Universidade Federal de São João Del Rey, Fundação Salvador Arena. E em escolas particulares também, tais como: Colégio Santa Cruz, Colégio Humboldt; Colégio Graded e Cultura Inglesa.
O Colégio Almeida Júnior é a primeira escola do interior a receber o grupo artístico Barbatuques para uma oficina deste porte, pois a escola inteira participará, desde os alunos de 03 anos até 18 anos, além da equipe de professores e alguns pais do colégio. É também a primeira oficina em escola no interior de São Paulo e a primeira vinda dos Barbatuques para Itu.
Serão ministradas 6 oficinas pela manhã e 6 à tarde, nas dependências do colégio Almeida Júnior. Cada turma terá 2 oficineiros ministrando a atividade. Às 18 horas, uma oficina de duas horas será oferecida aos professores do colégio e alguns convidados, com um máximo de 35 participantes.O Colégio Almeida Júnior é a primeira escola do interior a receber o grupo artístico Barbatuques para uma oficina deste porte, pois a escola inteira participará, desde os alunos de 03 anos até 18 anos, além da equipe de professores e alguns pais do colégio. É também a primeira oficina em escola no interior de São Paulo e a primeira vinda dos Barbatuques para Itu.
No início da manhã, haverá uma coletiva com a imprensa da região, na qual Fernando Barba dará uma entrevista e será apresentado um “pocket show”, mostrando um “refresco” das criações do grupo. Será a primeira vinda do grupo a Itu, mas já existem alguns projetos futuros com a cidade.
A vinda dos Barbatuques ao Colégio Almeida Júnior vem de encontro à sua proposta pedagógica, que está amplamente apoiada na aprendizagem coletiva e incentivo à diversidade. O grupo Barbatuques se diferencia por ser único, por ser multicolorido e por trazer aos participantes um aprendizado solto, surpreendente, cheio de descobertas lúdicas e integrativas, reunindo corpo e mente através da música corporal.
Esta é mais uma inovação que o Colégio Almeida Júnior proporciona para a comunidade ituana, trazendo para a cidade um grupo artístico que sabe como viver o “Mais da Vida”, slogan do colégio.
Leia mais: www.barbatuques.com.br
Comentários