C.E Madre Teodora encerra mais um ano de Danças Circulares
Mais de 60 crianças dançaram semanalmente em 2012.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
Pelo segundo ano consecutivo, duas turmas do Centro Educacional Madre Teodora encerraram o ano de Danças Circulares com a focalizadora Deborah Dubner. O projeto começou em março de 2011, e contemplou encontros semanais de uma hora pela manhã e uma hora no período da tarde. “Nosso objetivo é conseguir com que todos os alunos aprendam esta atividade, porém durante estes dois anos nós conseguimos ensinar para quatro turmas. Não é suficiente, mas já percebemos uma mudança grande nas crianças”, declara Deborah.
A Monitora de classe Rita de Cássia Vieira, que acompanha algumas das classes desde 2011, afirma: “Há um sentimento de gratidão ao falar das Danças Circulares, pois durante estes dois anos posso perceber claramente grandes mudanças no comportamento das crianças que estão tendo a graça de participar semanalmente das aulas (62 crianças divididas em duas turmas). Esta atividade tem proporcionado flexibilidade para trabalhar em grupo, respeitando as diferenças e dificuldades do outro, desenvolveu a ajuda mutua, integração e a cooperação. O grupo adquiriu autoconfiança, pois hoje acreditamos que somos capazes de vencer desafios. (o novo já não assusta tanto).
A aluna Amanda, de nove anos, conta: “Antes eu era um desastre, vivia estressada e brava, mas hoje já estou muito melhor. Agora minhas quartas-feiras estão alegres.”
A focalizadora confirma: “O resultado desta atividade para as crianças é muito rápido e visível. As Danças Circulares ajudam a quebrar panelinhas, unem a classe, trazem concentração, ampliam o repertório musical, oferecem novos recursos para lidar com as emoções, trabalham a cultura dos países e seus costumes e gestos, desenvolvem a coordenação motora e a percepção corporal, sugerem uma atividade prazerosa para compartilhar com amigos e família. É uma atividade completa! “
Em 2013, o projeto continua no Centro Educacional Madre Teodora, e pretende-se expandir algumas ações para que mais crianças possam dançar.
Danças Circulares
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.
O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.
A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.
Sobre a focalizadora
Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e focalizadora formada pela TRIOM (2009), totalizando 140 horas. É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas/ Faculdade Campos Eliseos – SP (2011). Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos.
Centro Educacional Madre Teodora
O Centro de Educação Madre Teodora, atende uma média anual de 220 crianças e/ou adolescentes, de 1ª a 4ª série, no Projeto Criança Feliz e 160 famílias no Projeto Família Cidadã. A instituição busca incentivar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo e desenvolverem atitudes empreendedoras e inovadoras através de um processo de complementação educacional sintonizada com os pilares para a educação do século 21.