Continente Africano é tema da Semana de Artes do Colégio Almeida Jr.
XIV edição do evento contou com várias exposições.
Jéssica Ferrari
Com o tema “Continente Africano”, sua beleza e diversidade o Colégio Almeida Júrior realizou, de 5 a 9 de maio, a XIV Semana de Artes. Durante toda a semana, as dependências do colégio se transformaram em várias exposições, repletas de trabalhos artísticos e culturais desenvolvidos pelos alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
A África foi destacada através de desenhos, pinturas, pintura corporal e ensaios fotográficos. Carrancas, confeccionadas em cerâmica durante as aulas de artes pelos alunos do 8º ano, e os alunos do curso de Artes Plásticas auxiliaram na pintura das peças. E para a execução desse projeto, a colaboração do Ceunsp foi fundamental, já que o tradicional Centro Universitário cedeu espaço em seus fornos cerâmicos para a queima das peças.
O patrimônio arquitetônico de Itu também ganhou destaque com relevos feitos a partir de telas de Miguelzinho Dutra.
O tema “A beleza da diversidade do Continente Africano” foi abordado durante reflexões interativas realizadas entre os alunos dos Ensinos Médio e Fundamental II e outra novidade marcante foi a oficina de Matemática com a Mancala, tradicional jogo africano.
Na XIV Semana de Artes, importante evento que se tornou tradicional no Colégio Almeida Júnior, também houve espaço para contação de histórias, cine debate com o filme KiriKu e a Feiticeira, uma lenda africana que fala da diversidade e do respeito; apresentações musicais dos alunos do Ensino Fundamental I e show de banda de Garagem formada por alunos e professores.
Dentro da programação também foram realizadas apresentações musicais, oficina de coroas e grande baile junto com os pais do Ensino Infantil.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Vaccari Avi, para a realização desse trabalho os professores visitaram, no mês de março, o Museu Afro Brasil para ampliar os conhecimentos sobre a cultura africana. “Conseguimos retratar aos nossos alunos, durante toda essa semana, a diversidade da cultura do continente africano desde alimentação, vestimentas, danças, músicas, jogos e principalmente o conceito de cidadania”, destacou.
Leia mais: www.colegioalmeidajunior.com.br