Educação

Publicado: Quarta-feira, 3 de maio de 2006

Eles Desligaram a TV

Itu não ficou de fora do movimento nacional.

Eles Desligaram a TV
Alunas do Colégio Almeida Júnior se envolveram com a Campanha.

por Deborah Dubner


A direção do www.itu.com.br, sensibilizada com a proposta do projeto internacional “Desligue a TV”, resolveu aderir à campanha que pela primeira vez chegou ao Brasil. Na Semana do Desligue a TV, que ocorreu de 24 a 30 de abril, vários programas alternativos foram propostos e implementados. O movimento contou com a participação de educadores falando sobre o tema, reaprendendo e ensinando a ver TV de uma maneira mais crítica, e estimulou muita conversa com amigos, família e filhos.

Graças ao empenho do www.itu.com.br, Itu não ficou de fora.
Primeiro, o Portal fez uma grande divulgação no próprio site, com o intuito de contagiar seus 3.000 leitores diários. E foi além: convidou várias escolas de Itu para conhecer e divulgar o projeto dentro de sua comunidade. O Colégio Almeida Júnior e o Colégio Integrado Monteiro Lobato mergulharam de cabeça, incentivando pais, alunos e professores a questionar o lugar que a TV ocupa na vida das pessoas e qual o papel de cada um diante desta realidade. Outras escolas, por questões de tempo e programação, não puderam participar.


Para Joyce Barsotti Cunha, coordenadora do Ensino Infantil do Colégio Monteiro Lobato, “a iniciativa foi importantíssima para fortalecer as relações familiares, já que o pouco tempo de convivência entre os membros da família é, em grande parte, "gasto" em frente à TV”. De acordo com o depoimento de um dos pais da escola, "a experiência permitiu desenvolver atividades deixadas de lado pelo comodismo da TV e que são muito importantes para o desenvolvimento familiar e social da criança".


O Colégio Almeida Junior r
econheceu a Semana Desligue a TV como uma oportunidade de reflexão sobre a problemática que interfere no cotidiano do estudante brasileiro: a formatação televisiva do mundo. “Compreender a TV como uma produção histórica com fins e meios de criação de mundo peculiares, é compromisso da Educação, no tocante a formação de pessoas criteriosas e atentas à qualidade de suas próprias vidas: desligar a TV pode ser atitude que reestabeleça a conexão nebulosa/ perdida com a Vida em suas versões mais originais, onde reinam a criatividade e a perplexidade do pensamento” – posicionaram-se Rita e Cláudio Pascale, diretores do colégio.

 

Participação Ativa


No Colégio Almeida Junior, os alunos foram estimulados com o tema “Refletir a TV”. Cada turma (em sala de aula) foi informada sobre o movimento, que também foi divulgado nos painéis e no site do colégio, que é bastante acessado pelos alunos. As ações geraram curiosidade e micros-debates nas salas de aula.  
A 3ª série do Ensino Fundamental I leu a notícia da “Semana Desligue a TV” no portal www.itu.com.br durante a aula de Informática. Um grupo voluntário de estudantes assinou uma lista comprometendo-se a desenvolver algum tipo de atitude, pelo desafio de descobrir o que mais se pode fazer no lugar de ver TV e o que acontece quando se aceita o desafio. Os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que integram a Academia Cultural do colégio apresentarão a peça: “Desligue a TV! Vá procurar outra coisa para fazer!”, durante a Semana de Artes, que ocorrerá de 08 a 12 de Maio. “Faremos provocações a respeito da influência da TV sobre o pensamento do brasileiro", explica Nathália Fernandes, estudante do Ensino Médio e integrante da Academia.


No Colégio Monteiro Lobato, os educadores aderiram imediatamente à campanha e trabalharam o assunto com os alunos ao longo de toda a semana. Muitas famílias participaram com entusiasmo, elogiando a iniciativa. Uma das atividades realizadas foi inventar um desenho para estampar uma camiseta para a campanha (sugerido no site www.desligueatv.org.br). Além desta atividade, foi feita uma pesquisa, através de um questionário enviado para mais de 400 famílias para que, após a campanha, fosse respondido: durante quantos dias a família desligou a TV; quais as outras atividades que fizeram em lugar de a

Fonte: DEIXE AQUI SUA OPINIÃO SOBRE ESSE TEMA

Leia mais: www.desligueatv.org.br

Comentários