Publicado: Quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Na correria para o vestibular? Eles não...
Conheça jovens que não veem o vestibular como prioridade.
Guilherme MartinsPor Guilherme Martins
Fazer cursinho, participar de simulados, ter aulas particulares, ler muito, estudar mais ainda, absorver o máximo de informação que conseguir... Só de listar, já cansa, mas essas são algumas das tarefas que estão presentes na incessante rotina dos jovens que estão se preparando para o vestibular.
Geralmente no último ano do Ensino Médio a vida do estudante ganha apenas um propósito: o de entrar para a faculdade. E os números confirmam essa premissa. Segundo informações do Inep/MEC, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 registrou um total de 4.576.126 inscritos.
A concorrência é grande e acirrada. E nessa corrida, todo o esforço possível costuma parecer insuficiente.
Preocupados? Nem tanto...
A partir dessa premissa, resolvi fazer uma matéria sobre a rotina dos estudantes, mas me deparei com uma realidade um pouco diferente da que eu esperava. Diferentemente do que estamos acostumados a ver na mídia: cursinhos preparatórios lotados e jovens desesperados, encontrei estudantes que representam o outro lado e não têm essa meta como prioridade.
O aluno Paulo Rogério Pinheiro dos Santos, de 18 anos, diz que, por hora, possui outros planos. “Não estou me preparando tão a fundo, pois minha ideia não é prestar faculdade no primeiro semestre de 2010. Pretendo prestar no meio do ano que vem, ou no primeiro semestre de 2011”.
Paulo queria cursar USP – a faculdade mais almejada do país - mas sabe que, por enquanto, essa é uma realidade um pouco distante. A opção mais viável no momento será uma faculdade particular e bem menos concorrida da região. A primeira opção é Artes Cênicas e a segunda é Cinema, mas antes ele quer um tempinho para pensar.
Paulo queria cursar USP – a faculdade mais almejada do país - mas sabe que, por enquanto, essa é uma realidade um pouco distante. A opção mais viável no momento será uma faculdade particular e bem menos concorrida da região. A primeira opção é Artes Cênicas e a segunda é Cinema, mas antes ele quer um tempinho para pensar.
A estudante Paola Capitani Maschietto, de 17 anos, está cursando técnico em secretariado. A dúvida agora é entre continuar o técnico ou prestar vestibular. Atualmente ela não está estudando para o vestibular, mas confessa que apenas o aprendizado na escola não é suficiente para ingressar numa boa faculdade. “As escolas preparam os alunos para um conhecimento geral; procurar se preparar para entrar em uma faculdade é responsabilidade somente do aluno”. A aluna costuma acessar a Internet quando quer se aprofundar nos assuntos ensinados na escola.
Dicas na Internet
O blog do psicólogo Fernando Elias José dá dicas de estudo e escreve sobre a preparação para o vestibular. Esse cenário diferenciado no qual os jovens não estão mais interessados em entrar na faculdade tão cedo é explicado em seu mais recente post. De acordo com José, a primeira coisa a fazer quando decidir prestar vestibular é ter certeza de que é isso que você quer realmente. “Prestar apenas porque precisa de uma profissão ou porque seus pais assim desejam, o obrigará a fazer algo que você estará rejeitando. E também, prestar um vestibular apenas por prestar, não vai adiantar em nada”, afirma.
A preparação para o vestibular tende a ser um processo bem trabalhoso, e deve ser planejado. “Você estará correndo contra o tempo, quanto mais o tempo passa, mais a ansiedade de se passar logo no vestibular poderá tomar conta de você. É preciso planejar muito bem as suas metas a longo prazo”, aconselha.
Outra característica dos jovens que almejam muito esse futuro é a solidão. O psicólogo explica que muitas vezes o aluno passa boa parte do tempo sozinho, apenas estudando, e esse isolamento pode ser muito prejudicial. “É importante que você reserve um tempo para se distrair com outras pessoas. É um momento da sua vida em que é importante o apoio de seus familiares e amigos, mas procure conversar com eles outras coisas que não sejam assuntos de vestibular”, indica José.
Esses são alguns dos obstáculos a serem vencidos pelo estudante neste desafio, mas para quem está determinado e acredita que chegará lá, eles valerão a pena. E para quem não almeja isso tão já, aproveite o tempo e pense mais um pouco, pois essa é uma decisão que só você deve tomar.
- Tags
- vestibular
Comentários