Publicado: Domingo, 8 de novembro de 2009
OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
A OCA – Associação da Aldeia de Carapicuíba - vem realizando desde 1996 um projeto educacional e social de atendimento à comunidade periférica do Município de Carapicuíba, direcionado a crianças e jovens de 4 a 24 anos, enfatizando a Cultura Brasileira.
A Coordenação do projeto é de Maria Amélia Pereira (Péo). Péo é pedagoga com formação em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae, sócia Fundadora da Escola Vera Cruz –SP, fundadora e orientadora do Centro de Estudos Casa Redonda, presidente do Instituto Brincante-SP e fundadora da OCA.
“A convivência diária das crianças com as linguagens que nascem do corpo brasileiro e se expressam criativamente propiciam nesses jovens uma cultura da alegria e da força criativa, desenvolvendo sua auto-estima, alimentada pela apropriação de suas raízes culturais que os conduz a definir seu espaço no mundo”, explica Maria Cristina Meirelles Toledo Cruz, diretora da OCA.
Alguns dos projetos desenvolvidos pela Oca são:
- TEIA - Encontros de Ponto de Cultura - Evento no prédio da Bienal e em Mogi das Cruzes
- Boca do Céu - Encontro internacional de contadores de histórias
- Eventos nos SESCs Pinheiros, Santana e Pompéia
- Teatro Escola Brincante
- 2ª Mostra Brasil – Jovens Transformando com Arte (RJ)
- Revelando São Paulo – Pq. da Água Branca
Ao longo desses anos, o grupo Oca da Dança vem recebendo diversos convites para apresentações em escolas públicas, escolas particulares, assim como em eventos apresentando o espetáculo “A corda que acorda” que integra um repertório significativo da Dança, da Musica e das Brincadeiras de nossa cultura.
Desde 2005, a Oca assumiu um convênio com o Ministério de Cultura e passou a ser um Ponto de Cultura, concorrendo como finalista no Prêmio Asas, dos Pontos de Cultura 2009.
No ano de 2006, foi finalista do prêmio Cultura Viva, na área de manifestação tradicional e semifinalista em 2007, no Projeto Escola Viva.
Em 2005 e 2007, foi semifinalista no premio Itaú- Unicef e finalista regional em 2009, na categoria pequeno porte, pela parceria com a Escola Pública Esmeralda Becker.
Com o Ministério do trabalho a Oca participou do Programa: Agente da Cultura Viva, gerador do primeiro emprego na área cultural, onde atuou na formação de 22 jovens durante 6 meses.
Alguns desses jovens continuaram na própria Oca como Jovens Brincantes em formação continuada, participando dos cursos do Teatro Escola Brincante e estão hoje atuando em outros projetos sociais e em escolas públicas, recebendo uma ajuda de custo como monitores voluntários, para formação em serviço, que os auxilia a participarem da renda familiar.
A Oca vem atuando e confirmando a abertura de um canal profissionalizante para o jovem brasileiro a partir de seus 16 anos como monitores da Arte do Brincar, Cantar, Contar Histórias e Tocar um Instrumento - perfil de um futuro “Educador Brincante” que virá preencher a necessidade vital de nossas instituições educacionais no que diz respeito à sobrevivência da infância neste nosso País. Uma infância que possui uma Cultura Própria como forma de apropriar-se de si mesmo e do mundo, cujo alimento para sua saúde física, emocional e mental se constitui no direito inalienável de conviver em espaços com natureza e onde o Brincar seja sua linguagem de desenvolvimento.
Nesse processo profissionalizante foi feito uma parceria com o projeto Decolar, promovido pelo Helipark, para que os jovens da Oca atuassem como formadores de outros jovens em oito escolas de Carapicuíba, no programa Escola da Família.
Em 2008, a Oca ganhou os seguintes prêmios:
- Prêmio Ludicidade, sobre as atividades com as brincadeiras da Cultura da Infância
- Prêmio Ponto de Leitura, com a doação de 500 exemplares para o acervo da associação
- Prêmio Intercâmbio Ponto a Ponto, entre os Pontos de Cultura, em que dois jovens da Oca fizeram intercâmbio com dois jovens de Recife para trocar conhecimentos
- Prêmio Intervenções Artísticas em Pontos de Cultura, com o músico Paulo Padilha atuando na entidade.
Em Julho de 2009, a Oca fez uma parceria com a Prefeitura e os jovens da Oca atuaram no Projeto Brincando nas Férias em 9 creches de Carapicuíba, sob a coordenação da Oca.
Nova Casa
Localizada dentro de uma área tombada pelo Patrimônio Histórico, onde se encontra presente um dos doze últimos aldeamentos jesuítico, datado de 1580, a Oca, após ocupar um galpão em condições precárias, cedido provisoriamente pela prefeitura do Município de Carapicuíba, conseguiu esta mesma área em comodato de 20 anos para realizar a reforma.
Assim, o primeiro módulo da obra teve sua construção iniciada em março de 2007 e ficou pronto em Fev/2008. A Oca localiza-se dentro do Parque Ecológico e Cultural da Aldeia de Carapicuíba, definindo um espaço próprio e adequado para abrigar as atividades para as 180 crianças moradoras dos arredores da Aldeia.
O espaço, construído integralmente com madeira certificada de reflorestamento, possui um salão multiuso, biblioteca, sala de computadores, espaço para alfabetização de adultos e acompanhamento escolar, oficina de trabalhos manuais, banheiros, uma cozinha e dispensa, que fornece 150 refeições diárias às cr
Equipe e alunos da Oca |
Comentários