Gaviões da Fiel faz multidão cantar e dançar no último dia de desfile
Apresentações de marchinhas agitaram o coreto da Matriz.
Camila BertolazziVeja as fotos desta notícia no Flickr
O bloco da Gaviões da Fiel de Itu roubou a cena durante o último dia de desfile do Carnaval 2012. A festa teve início no dia 18 de fevereiro e agitou toda a cidade em quatro dias de muita animação. A exemplo dos anos anteriores, a atração foi realizada em dois pontos da cidade: região central e Pirapitingui.
Como no ano passado, a avenida Galileu Bicudo foi escolhida por se tratar de uma área com melhores condições da pista e espaço para acomodação do público e por ser uma avenida que tem opções mais adequadas para concentração e dispersão, ao se comparar com as vias estreitas do centro.
Além dos desfiles de escolas, blocos e matinês, o Carnaval de Itu contou com apresentações diárias de marchinhas no coreto da praça da Matriz. Milhares de pessoas, em especial os turistas, prestigiaram as performances da bandinha, que deram um tom tradicional para a festa no centro da cidade.
Carnaval na Galileu Bicudo
Como no ano passado, o local foi escolhido por se tratar de uma área com melhores condições da pista e espaço para acomodação do público, por ser uma avenida que tem opções mais adequadas para concentração e dispersão, ao se comparar com as vias estreitas do eixo-histórico de Itu. A maciça presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar garantiram a segurança de todos os presentes durante todos os dias de desfile.
No sábado (18), o desfile contou com a apresentação das escolas de samba Vale do Sol, com o enredo “Canta alto meu galo Ituano”; Mocidade Independente, com o enredo “Os outros dias que me desculpem.... mas o domingo é tudo de bom”; e para encerrar a noite, a Escola Acadêmicos Zona Sul com o enredo “Doadores de Alegria”.
Já no domingo (19), os foliões conferiram o desfile dos Blocos da Melhor Idade que apresentou o enredo “Vivendo a vida com a melhor idade”. Eles também conferiram a estréia do Bloco Mancha Verde e para terminar a noite, o Bloco Gigantões de Itu, que também fez sua estréia na passarela do samba.
A idéia do bloco “Gigantões de Itu” nasceu a partir de uma oficina de criação destes bonecos, idealizada pela Secretaria de Cultura. Foram 23 bonecos, além de uma alegoria em formato de serpente que, operada por doze pessoas, chamou a atenção do público presente.
Na segunda-feira (20) foi a vez dos moradores do Bairro Cidade Nova e adjacências receberem todas as escolas e blocos de Itu.
De volta à Galileu, para encerrar as festividades do Carnaval 2012, na terça-feira (21/02), os foliões também puderam conferir os desfiles das escolas Pérola Negra, com o enredo “Homenagem à Vicente Schanoski”; e encerrando o Carnaval, a escola Império Rancho Grande com o tema “Sustentabilidade”.
Como este ano não houve disputa entre as escolas participantes, todas as participantes receberam o troféu.
Camila Bertolazzi / Itu.com.br |