Entretenimento

Publicado: Quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Museu Republicano recebe documentos digitalizados

A ação recupera a memória do patrimônio histórico de Itu

Na manhã desta quinta-feira, dia 04 de outubro, ocorreu na Casa do Barão a solenidade de doação dos documentos digitalizados dos processos de tombamento das edificações históricas de Itu ao Museu Republicano “Convenção de Itu”, da USP (Universidade de São Paulo).
 
A iniciativa tem como principal objetivo recuperar a memória de Itu e o registro de seu patrimônio histórico. A recuperação dessa documentação também será muito útil nas futuras obras de restauro e revitalização do patrimônio histórico.
 
A cerimônia foi promovida pelo Comtur (Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu), em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), o Museu Republicano e a empresa Senpar Terras de São José. Na ocasião, o presidente do Comtur, Raul de Souza Almeida, falou sobre a importância de Itu ser referência
 
ARQUIVOS DIGITALIZADOS
 
Os arquivos digitalizados são divididos em duas partes, com 289 processos, que contêm documentos oficiais, memoriais descritivos, fotos e desenhos nos tamanhos A1, A2 e A3, plantas baixas, fachadas e laterais dos edifícios históricos da cidade.
 
CENTRO DE ESTUDOS REPUBLICANO
 
Inaugurado em 15 de novembro de 2005, o Centro de Estudos da História Republicana Brasileira é o maior e mais avançado segmento universitário especializado na História Republicana de todo o País.
 
Localizado no centro de Itu, ocupa todas as dependências da Casa do Barão e inclui também a Biblioteca Edgar Carone e a Biblioteca Prudente de Morais, além de um laboratório de conservação e restauração de documentos e salas de trabalho e consulta.

O Centro de Estudos promove também cursos de extensão universitária, assim como os 3 seminários internacionais, que trataram de temas relacionados ao período em que o café e a cana-de-açúcar eram a base da economia brasileira.
 
Em novembro de 2005, ocorreu o I Seminário de História do Açúcar. Em novembro de 2006, o Seminário Internacional do Café . E em novembro deste ano, graças à grande procura e sucesso do primeiro, o Museu promoverá o II Seminário de História do Açúcar, cujas inscrições para participação já estão abertas.
 
A diretora do Museu Paulista da USP, Eni de Mesquita Sâmara, afirmou: “Os Seminários Internacionais que acontecem na Casa do Barão trazem convidados do mundo todo. Portanto, Itu já faz parte do cenário cultural internacional, como um pólo de organização de eventos, o que a torna conhecida e a faz florescer naquilo que ela tem de melhor: o seu patrimônio cultural”.
 
Todas essas ações engrandecem ainda mais os predicados de Itu, tornando-a também uma referência no segmento de Turismo Cultural.
Comentários