Publicado: Terça-feira, 10 de julho de 2007
Orquestra de Violas Caipiras é atração em Itu
O grupo existe há três anos e é composto por 30 pessoas.
Camila BertolazziPela segunda vez em Itu, a Orquestra de Violas Caipiras de Votorantim, arrancou calorosos aplausos do público, na segunda-feira, dia 09 de julho, no Espaço Cultural Domingues Fernandes.
No palco, o grupo apresentou clássicos da música caipira, além de composições próprias do CD Viola Tropeira. No repertório: Tristeza do Jeca, Cuitelinho, Rio Pequeno, Caboclo na Cidade, Minha Vida, e muito mais.
A Orquestra de Viola Caipira de Votorantim nasceu em 2003 nas reuniões dos alunos do professor de viola caipira Ricardo Anastácio, e tem como proposta trabalhar com músicas raiz de compositores da região, além de valorizar e resgatar os ritmos e origens da viola caipira. A orquestra é composta com trinta músicos de Sorocaba e Votorantim, e violeiros convidados.
Ricardo Anastácio
Nasceu em Assis, região da alta Sorocabana, vale do Paranapanema. É professor de viola em Sorocaba, onde reside. Montou e coordena a Orquestra de Viola de Sorocaba-Votorantim. Aprendeu a tocar viola olhando os violeiros antigos de Sorocaba e do Vale do Tietê, que considera o berço da música caipira, pois foi onde nasceram e passaram grandes compositores como Florencio, Bambico, Julião, Laurípio Pedroso, Zé Carreiro e Carreirinho, Tião Carreiro e Pardinho, e dos violeiros de Cururu de Sorocaba. Essas foram suas maiores influências. Ministra oficina de viola no Aquário Cultura, de Votorantim. Gravou o CD "Viola Tropeira".
- Tags
- festival de artes
Comentários