Publicado: Sábado, 14 de julho de 2007
Samba Paulista é atração no Festival de Artes
Foram tocados composições próprias e de sambistas famosos.
Camila BertolazziA grande atração dessa sexta-feira, dia 13 de julho, foi o “Samba Paulista, Sim Senhor” apresentado pelo Núcleo de Samba Cupinzeiro, no XIV Festival de Artes de Itu.
Durante as apresentações o grupo procurou levar ao público um pouco da riqueza desse gênero através da releitura de composições próprias e de sambistas consagrados, utilizando instrumentos tradicionais do samba como o cavaquinho, o violão de sete cordas, o pandeiro, o surdo, o tamborim, o agogô, o repique de anel e o reco-reco; e outros não tão tradicionais, mas muito populares como a frigideira, a faca no prato e o apito.
Entre os sambas apresentados: “Sem lágrima”, “Bar do Pachola”, "Alma do Samba" (assista ao vídeo!), “Guenta Mão João”, “Iracema” “Recado ao Poeta” e muito mais.
Núcleo de Samba Cupinzeiro
O Núcleo de Samba Cupinzeiro é um projeto cultural que tem o objetivo de pesquisar, compor e tocar o samba tradicional brasileiro. Desde 2000, o grupo vem desenvolvendo pesquisa e, como extensão, realiza apresentações abertas ao público com o objetivo de recuperar essa tradição. Depois de cinco anos, o “Cupinzeiro” reúne uma grande quantidade de composições próprias e pesquisas sobre o samba em diversas áreas.
“Samba Paulista, Sim Senhor”
Samba Paulista é um espetáculo premiado com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, fruto da pesquisa do Núcleo de Samba Cupinzeiro, que ao longo de seis anos vem recolhendo um grande acervo fotográfico e bibliográfico sobre a memória do samba. São apresentadas composições próprias e ainda um material de pesquisa rico e pouco conhecido, com diversos sotaques formadores, do samba no estado de São Paulo, e propõe uma pequena viagem por este universo que é a Cultura Popular Brasileira.
- Tags
- festival de artes
Comentários