Esportes

Publicado: Terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

26ª Volta Pedestre botou o povo pra correr em Itu

Cerca de 2,8 mil inscritos prestigiaram a prova.

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A 26ª Volta Pedestre “Cidade de Itu" aconteceu no dia 20 de fevereiro e teve a participação de aproximadamente 2,8 mil inscritos, sendo cerca de 1,9 mil corredores e 900 caminhantes. Os ituanos que participaram da prova chegam ao número de 950.

Camila Bertolazzi / www.itu.com.br

Nesta edição a prova ganhou um novo percurso em comemoração ao Quarto Centenário da cidade. O novo trajeto passou pelo Centro Histórico - Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro de São Francisco e Casa Imperial, os dois últimos localizados na Praça Dom Pedro I.

A prova, que já é conhecida entre os praticantes do esporte, reúne todos os anos milhares de atletas, inclusive quenianos. O percurso foi de dez quilômetros, aferidos pela Federação Paulista de Atletismo. O recorde da prova, até então, é de Roberto Rodrigues Oliveira, com 30m04s, conquistado em 2007.

Muitos atletas de outros estados também participaram da Volta Pedestre vindos de cidades como Andradas (MG), Brasília (DF), Caratinga (MG), Careaçu (MG), Guaxupé (MG), Poços de Caldas (MG), Petrópolis (RJ), Pouso Alegre (MG) e Uberaba (MG), além de centenas de cidades de todo o estado de São Paulo.

Classificação

Os primeiros ituanos que completaram os dez quilômetros e cruzaram a linha de chegada na Volta Pedestre Cidade de Itu também foram premiados. Pela categoria Itu, masculina o campeão foi Verinaldo Alves de Souza, com o tempo de 33m54s, seguido de Albano Alves dos Reis, com 34m26s, e Carlos Henrique Fernandes de Oliveira, 34m07s. Já no feminino, as campeãs foram Julia Federmann, com 47m11s, seguida de Maria de Fátima Araújo, com 48m31s, e Maria Amélia Paula Baldy, com 50m12s.

Já na categoria masculina geral, o campeão foi Joilson Bernardo da Silva, com o tempo de 30m26s, e pelo feminino foi Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues, com 37m33s. O recorde da prova ainda é de Roberto Rodrigues Oliveira, com 30m04s, conquistado em 2007.

Com cerca de 30 categorias a Secretaria Municipal de Esportes pôde premiar centenas de pessoas. Participaram da Volta Pedestre atletas de categorias que iam entre 18 e 19 anos até a categoria para quem tem 80 anos ou mais, além da PNE (Portadores de Necessidades Especiais), tanto no masculino como no feminino.

O atleta mais idoso que participou da Volta Pedestre foi Walter Sommerfeld, que tem 83 anos e completou a prova em 1h30m02s. Os dois últimos a cruzarem a linha de chegada mostraram força de vontade e chegaram praticamente juntos. O penúltimo colocado foi Haruo Simazari (1h34m24s), que tem 75 anos, e a última colocada, que mesmo com a chuva e o cansaço não desistiu de chegar ao final dos dez quilômetros, foi Kemely Iorio (1h38m43s).

Palhaçada!


A 26ª edição da Volta Pedestre Cidade de Itu trouxe outras novidades. A Equipalhaços, que já participou da São Silvestre, animou os participantes e a plateia com os palhaços Alegria, Tuti, Risadinha e Estrelinha, além da presença dos sósias do Rei Pelé e de Ronaldinho Gaúcho.

Os integrantes do grupo têm treinamento especial para seguir correndo, não importa qual seja o tipo de competição. Atuando desde 2004 os palhaços “empurram” os participantes que não estão com um preparo tão bom assim.

O percurso!

A largada e a chegada foram no mesmo local de anos anteriores, na avenida Prudente de Moraes, ao lado do Estádio “Dr. Novelli Junior”. Depois dos primeiros metros, os atletas entraram na avenida Francisco Ernesto Fávero, no bairro Rancho Grande, e viram na rua Arquiteto Márcio João de Arruda, na Vila Leis, seguindo, entre Vila Nova e Vila Leis, pela rua Convenção até a rua Alberto de S. Cardoso.

Saindo da rua Alberto de S. Cardoso, os atletas viraram a esquerda pela rua Capitão Fleming, seguindo pela rua Floriano Peixoto, no centro, para então seguir pelo eixo histórico subindo a praça da Independência (Travessa do Carmo/Largo do Carmo) cortando pelo meio da praça sentido à rua Barão do Itaim, contornando a praça Padre Miguel (Largo da Matriz), virando a direita na rua Paula Souza, até chegar na rua 20 de Janeiro.

Após a rua 20 de Janeiro, a corrida pegou o caminho de volta, entrando na rua Marechal Deodoro, rua Maestro José Vitório, subindo a lateral da praça Duque de Caxias (ao lado do muro do Quartel), virando à esquerda na rua Benjamim Constant, seguindo em uma leve subida até a rua Tenente Olavo de Assis, no bairro São Luiz, subindo a rua Agenor C. Leite de Campos, virando a direita na rua José Bruni (em frente ao SESI), retornando à rua Arquiteto Márcio João de Arruda, avenida Francisco Ernesto Fávero, até a avenida Prudente de Moraes, onde estava a chegada.

Comentários