Esportes

Publicado: Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atleta ituano se prepara para disputar vaga no Mundial da Alemanha

Competição será realizada no mês de maio, em Salvador.

Atleta ituano se prepara para disputar vaga no Mundial da Alemanha
Para chegar até a final da disputa, Cipriano precisou passar por várias etapas

Depois de perder a vaga para as Olimpíadas de Pequim por milésimos de segundos e sofrer um período de desânimo, o atleta ituano Thiago Cipriano deu a volta por cima e voltou a ser um competidor acostumado às vitórias. Tanto que, em maio, vai a Salvador disputar a final dos Jogos Brasileiros dos Industriários. A competição oferece duas vagas para o Mundial de Atletismo, que será realizado em junho na Alemanha.

Para chegar até a última disputa, o ituano precisou passar por várias etapas. “Fiquei entre os oito finalistas de todo o Brasil e vou brigar para ficar com uma das vagas. Acredito que tenho grandes chances. Mas, se não der, não será o fim do mundo”, comenta o atleta - que hoje já consegue enxergar o episódio negativo das Olimpíadas com outros olhos.

“Foi uma experiência frustrante. Eu estava indo muito bem e fui para o Troféu Brasil em São Paulo nas provas de 1.500 e 800 metros super confiante. Mas consegui apenas o terceiro lugar e fiquei fora da disputa de Pequim. Depois disso, a cabeça mexeu bastante. Cheguei a pensar em parar de vez com o atletismo, mas tive muito apoio da minha mãe e da minha esposa”, conta.

Esporte que tende a crescer cada vez mais no Brasil, o atletismo tem sido motivo de investimento não só de Cipriano, mas de inúmeros esportistas de todo o país. “Veja Itu, por exemplo, que hoje tem facilmente três mil participantes. Temos ainda a São Silvestre, com cerca de 20 mil atletas. Apesar de eu ser especialista em provas de 1.500 e 800 metros, também participo de várias corridas de rua e de algumas de cross country, modalidade que tem crescido bastante”, afirma.

Histórico de peso

Cipriano começou no atletismo com 14 anos nos Jogos Inter Escolares, que eram realizados em Itu. Depois de vencer sua primeira prova de 1000 metros, o esportista foi convidado a treinar com um grupo específico, comandado pelo consagrado professor Paulinho. A primeira competição válida pela Federação Paulista de Atletismo ocorreu em Pindamonhangaba, na final estadual dos Jogos Escolares. Na disputa, o atleta conquistou medalha de bronze nos 5 mil metros.

Em seguida, com 15 anos, foi convidado para competir por São Caetano. “Fui morar em Campinas porque a equipe tinha vários pólos no estado e o mais próximo de Itu era o município vizinho. Depois fui para São Paulo, mas a partir desse momento já em alto rendimento, disputando com atletas adultos, mesmo ainda com 16 / 17 anos. Daí em diante fui conquistando bons resultados”.

Além da Funilense (São Caetano), Cipriano passou por outras equipes como a ONG Simap (Silvio Magalhães de Padinha) e a equipe de Bragança Paulista – época em que o atleta obteve os melhores resultados no atletismo nacional e internacional. “Cheguei a ser medalhista no GP Brasil de Atletismo e conquistei medalhas em seis competições de alto nível na Argentina”.

TV Itu - canal 8 da NET
Fred Gazzola conversa com Thiago Cipriano
Comentários