Atletas de Itu representam a cidade nos Jogos Paralímpicos de Londres
Bruno Carra compete na sexta-feira pelo para-halterofilismo.
Renan Pereira
Por Renan Pereira
O atleta Bruno Carra e o técnico Valdecir Lopes, ambos da equipe CADI Brasil de para-halterofilismo, representam Itu/Salto nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, na Inglaterra. Único competidor da cidade na modalidade, Bruno disputa nesta sexta-feira (31), às 14 horas (horário de Brasília). O evento será transmitido pela SporTV.
Depois de um longo tempo de aclimação em Manchester, Bruno e Valdecir partiram para a Vila Olímpica, em Londres, no dia 23 de agosto. A cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (29) e contou com a participação de todas as delegações que disputam os jogos.
Vale lembrar que Bruno Carra disputou recentemente dos jogos pan-americanos, no México, conquistando a medalha de prata. Ele participa pela primeira vez de uma Paralimpíadas. "Bruno pretende tirar desse evento esportivo experiência suficiente para seu maior foco: as paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016", explica a assessora Cristiane de Almeida .
Bruno Carra e Valdecir Lopes treinam em Itu e são patrocinados pela Fábrica Academia.
Delegação Brasileira
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por intermédio do seu Departamento Técnico, anunciou em junho a lista de atletas, guias e oficiais técnicos convocados para os Jogos. A Delegação Brasileira é formada por mais de 300 pessoas, entre 182 atletas (115 homens e 67 mulheres). Guias, técnicos, auxiliares e profissionais na área de saúde completam a relação.
Os melhores atletas do país compõem a seleção. Cada um apresentará sua principal habilidade em busca do 7º lugar no quadro geral de medalhas - o que seria o melhor resultado brasileiro de todos os tempos.
Os esportistas estão confinados na Vila e não podem se ausentar do local sem permissão do Comitê. Os mesmos treinam na academia adaptada dentro da Vila nos períodos da manhã e da tarde - sempre com a supervisão dos técnicos Valdecir Lopes e João Vieira.
Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências físicas (mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral, além de deficientes mentais). Realizados pela primeira vez em 1960 na Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra - onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial.
O sucesso das primeiras competições proporcionou rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes a possibilidade de praticar esportes em alto nível. Os Jogos de Barcelona, em 1992, representam um marco para o evento - já que pela primeira vez os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos trabalharam juntos.
O apoio do Comitê Olímpico Internacional após os Jogos de Seul, em 1988, proporcionou a fundação, no ano seguinte, do Comitê Paralímpico Internacional. Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas visando o desenvolvimento do esporte para deficientes.
Halterofilismo
O halterofilismo ou a halterofilia, o mesmo que "levantamento de peso", é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Uma das finalidades do esporte é desenvolver a potência física e explorar técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio do corpo humano.