Publicado: Domingo, 21 de novembro de 2010
Carros, poeira e muita adrenalina: é o Rally
Esqueça as chuteiras, conheça um pouco mais sobre o rally!
Guilherme Martins
Por Guilherme Martins
Esqueça a chuteira e a caneleira do futebol, a raquete de tênis, ou o taco de golfe. Você vai conhecer um esporte no qual as exigências são um pouco mais extensas: ter um veículo com tração 4x4, bússola, GPS, capacete, macacão especial e muita coragem. Trata-se do rally, que está conquistando vários adeptos no mundo todo.
Esqueça a chuteira e a caneleira do futebol, a raquete de tênis, ou o taco de golfe. Você vai conhecer um esporte no qual as exigências são um pouco mais extensas: ter um veículo com tração 4x4, bússola, GPS, capacete, macacão especial e muita coragem. Trata-se do rally, que está conquistando vários adeptos no mundo todo.
Mais do que um esporte, o rally é um modo de vida, que possui até um vocabulário próprio. O administrador de empresas, Abel Antonio Thomaz, descobriu a paixão pelo rally em 2000, quando participou de uma competição em Jundiaí e, desde então, participa de provas durante praticamente todos os meses do ano. “A sensação de praticar o rally é ter uma forma diferente de conhecer lugares e pessoas, de buscar desafios e aprimorar o espírito de trabalho em equipe, trabalho sob pressão e de superação de objetivos”, conta. Sua última disputa foi em Natal (RN) no 1º Rally Gestus Adventure, quando venceu a prova, na função de navegador, ao lado do piloto Natanael Ferreira.
Ao navegador cabem as orientações do percurso e o cálculo dos tempos, sempre buscando antecipar a visão do piloto e, com isso, otimizar a condução da equipe. Já o piloto é aquele que conduz o “equipamento” buscando na regularidade andar sempre mais próximo possível dos tempos pré-determinados e encontrar as referências para que a equipe não se perca. “Todo esporte é feito de riscos, uns mais, outros menos. O importante é você estar sempre bem equipado, atendendo as exigências de segurança de cada prova, para minimizar esses riscos”, aconselha Thomaz.
Mas o rally também é uma modalidade para toda a família, com provas que não exigem experiência, e transformam a aventura em um grande passeio, numa forma diferente de conhecer as belas paisagens de uma determinada cidade ou região, além da adrenalina e da emoção inclusas no pacote.
Itu 4x4
Em Itu, desde 2001 esse esporte ganhou um importante aliado: a solidariedade. Através da iniciativa dos colaboradores da empresa Mega Sistemas Corporativos, surgiu o Rally Mega Cidadão, com o objetivo de promover ações de cidadania que pudessem ajudar a população carente de Itu e região.
Desde então, anualmente o Rally Mega Cidadão vem sido promovido em Itu. Em toda a sua trajetória, o projeto já arrecadou mais de 270 toneladas de alimentos e ajudou mais de 80 entidades assistenciais. Com mais de 3 mil participantes, é considerado o maior do país em número de inscritos e doações. “Cada vez que se une o esporte com solidariedade, você está tendo a oportunidade de ajudar àqueles que precisam de uma forma bastante divertida. Costumo dizer que fazemos o bem através de uma grande brincadeira e de um forte espírito de engajamento e união”, explica Thomaz, que também é padrinho do projeto.
Assim, a ideia atingiu grandes proporções. O Gerente de Marketing da Mega, Rodolfo Nascimento, revela a surpresa e o contentamento pela adesão das pessoas com o esporte e, principalmente, com o projeto. “Sinto me muito satisfeito e orgulhoso de ver o tamanho que o rally tomou, principalmente pelo objetivo solidário que possui. Não podíamos imaginar que uma ação que começou como uma atividade interna da Mega pudesse crescer tanto!”.
O Mega Cidadão é uma prova de regularidade e não de velocidade, ou seja, vence a equipe que seguir as indicações da planilha entregue alguns segundos antes da largada. “Nesta prova vale mais uma mente atenta do que um motor potente”, explica Nascimento. Ficou curioso? Então participe da 10ª Edição do Rally Mega Cidadão, que já tem mais de 50 veículos inscritos, e entre nessa aventura! As cotas de patrocínio que dão direito às empresas exporem suas marcas nos veículos também estão abertas. Clique aqui e veja como se inscrever!
Você tem o que é preciso?
Você morre de vontade de participar de um rally, mas acha que seu carro “não aguenta o tranco”? Então agora não há mais desculpa: por ser um esporte abrangente, o rally permite, em suas diversas categorias, vários tipos de carros. “Depende da modalidade que você vai competir [regularidade ou velocidade]”, explica Thomaz.
Por exemplo, nas provas de regularidade, existe preferência para os carros 4x4. Já nas de velocidade, os formatos são variados podendo ser divididos em modelos de veículos ou potência de motor. Porém, Thomaz ressalta uma informação importante. “Muita gente não sabe, mas na maioria das provas de regularidade, são admitidos veículos de passeio 4x2 sem nenhuma preparação, como ocorre com o Rally Mega Cidadão”.
Não fique fora dessa!
- Tags
- mega cidadão
- rally
Comentários