Dilma revela ao Papa Francisco que o futebol no Brasil começou em Itu
Jesuítas introduziram o esporte no país em 1880.
André RoedelA presidente Dilma Rousseff revelou ao Papa Francisco, durante encontro que teve com o pontífice no Vaticano dia 21 de fevereiro, que o futebol no Brasil teve início em Itu, mais precisamente no Colégio São Luiz (onde hoje é o Regimento Deodoro), em 1880. A “polêmica”, conforme disse Dilma, foi levantada pelo professor José Moraes dos Santos Neto no livro “Visão do Jogo: Primórdios do Futebol no Brasil”.
“Eu até ler esse livro achava que era o Charles Miller (que havia trazido o futebol ao Brasil). E ele diz o seguinte, que não foi o Charles Miller, que o futebol chegou ao Brasil através dos jesuítas. E até falei isso para o Papa”, disse a presidente em entrevista aos jornalistas após o encontro com o argentino – que recebeu vários presentes referentes ao futebol, como uma camisa do Brasil assinada por Pelé.
Mas para quem acompanha o Itu.com.br, essa revelação não é nenhuma novidade. O jornalista Rodrigo Gasparini já abordou esse assunto na matéria “Itu, berço da República. E do futebol”, publicada no portal há anos atrás e sempre revisitada em datas ligadas ao esporte, como o Dia Nacional do Futebol. Acesse e saiba mais sobre o assunto!
Confira o vídeo em que Dilma comenta sobre a revelação ao Papa (aos 8min30seg):