Ituano empata com a Portuguesa em sua estreia no Paulistão
Galo de Itu jogou melhor, mas não conseguiu marcar.
André RoedelVeja as fotos desta notícia no Flickr
Jogando na tarde desta quarta-feira, dia 22 de janeiro, no Estádio Novelli Júnior, o Ituano fez sua estreia no Paulistão 2014. O Galo de Itu ficou apenas no empate sem gols contra a Portuguesa. Apesar do resultado ruim, o rubro-negro mostrou um futebol bem melhor que o do time da capital. A partida foi marcada pelos poucos lances de perigo e o forte calor, que incomodou jogadores e torcedores.
O calor foi tão intenso que o árbitro Luiz Vanderlei Martinucho precisou parar a partida no primeiro e no segundo tempo para que os atletas se reidratassem. A temperatura alta fez a alegria dos comerciantes, que vendiam copinhos de água por absurdos R$ 3,00. Porém, dentro de campo, a temperatura foi bem morna. O Ituano até foi mais ao ataque, porém desperdiçou suas chances.
O jogo
Com quatro minutos de jogo, o Ituano fez boa jogada pela direita numa triangulação com Dick, Cristian e Paulinho, que bateu no canto do gol lusitano. O goleiro Gledson defendeu. O estreante Jean Carlos teve uma chance pela esquerda, mas o goleiro colocou para escanteio. Paulinho de fora da área e Anderson Salles de falta também tentaram, mas a bola foi por cima do gol. No último minuto, Jackson Caucaia bateu forte no canto, mas Gledson defendeu.
“Nós tivemos um volume maior, principalmente no primeiro tempo. Também não vou dizer que o placar foi injusto, porque a Portuguesa cresceu no segundo tempo e teve sua chance. Mas o primeiro tempo foi do Ituano. Criou chances de marcar e faltou aquela calma na hora da finalização e definir o lance. Muda o jogo quando você abre o placar”, explicou o técnico Doriva.
E de fato a Portuguesa melhorou na segunda etapa. O atacante Giovani conseguiu finalizar a primeira bola aos 15 minutos. A equipe já tinha conseguido chegar com perigo em outros dois lances. O Ituano só conseguiu chegar ao ataque através de falta. Paulinho cobrou uma de longe e Gledson colocou para escanteio. Anderson Salles, que fez sua 100ª partida, quase marcou aos 24 minutos.
Doriva fez duas alterações no ataque: colocou Túlio Renan e Marcão nos lugares de Rafael Silva e Jean Carlos. E as alterações deram resultado, mas somente depois de Vagner evitar o gol da Portuguesa por duas oportunidades. Os atacantes reservas e o meia Cristian criaram boas chances no final da partida, quando o time do Ituano fez ma forte pressão sobre a zaga da Lusa. Porém, não foi suficiente para marcar.
“O meio campo fez um excelente trabalho. Conseguiu manter a posse de bola, envolveu a Portuguesa. No ataque, Jean Carlos tem muito que evoluir. Gostei da primeira participação dele. Na defesa tivemos um setor consistente, mas que cometeu alguns erros que podem ser corrigidos. Infelizmente perdemos o Dick, que saiu lesionado. Vamos recuperar os atletas e nos preparar para o próximo jogo”, finalizou Doriva.
O próximo jogo do Ituano no Campeonato Paulista acontece neste domingo, dia 26 de janeiro, contra o Santos. A partida, válida pela terceira rodada, acontece no Estádio Novelli Júnior, às 19h30.
Ficha Técnica
Ituano 0x0 Portuguesa
Ituano: Vagner; Dick (Airton), Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Paulinho, Jackson Caucaia; Jean Carlos (Marcão) e Rafael Silva (Tulio Renan). Técnico: Doriva.
Amarelos: Fernando Gomes (POR), Bruninho (POR), Airton (ITU), Diego Augusto (POR), Valdomiro (POR) e Giovanni (POR).
Público pagante: 783
Renda: R$ 18.830,00