Ituano vence a Penapolense e garante classificação no Paulistão
Galo de Itu irá encarar o Botafogo-RP na próxima fase.
André RoedelPra entrar na história! O Ituano venceu a Penapolense por 1 a 0 na tarde deste domingo, dia 23 de março, no Estádio Novelli Júnior, e garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. O zagueiro Alemão fez de cabeça o único gol do jogo. Agora, o Galo de Itu encara na próxima fase o Botafogo, que ficou em primeiro lugar no grupo B, em Ribeirão Preto. O jogo acontecerá na quarta-feira, às 19h30. Saiba mais!
O jogo
Dependendo só de si para avançar, o Ituano (que entrou em campo com uma faixa de apoio ao técnico da seleção, Felipão, para a disputa da Copa do Mundo) partiu pra cima da Penapolense desde o início do jogo. O Galo sabia que, caso não vencesse, precisaria que o Audax (que jogava no mesmo horário) tropeçasse diante do Linense. Mas os comandados do técnico Doriva nem cogitavam precisar dos outros.
Dominando completamente o time de Penápolis, o Galo foi soberano durante os 45 primeiros minutos. As principais chances de abrir o placar foram de bola parada, com Anderson Salles e Paulinho. Numa das chances, aos 28, o rubro-negro levou trabalho ao goleiro Roni. Salles bateu no ângulo e obrigou o arqueiro penapolense a fazer grande defesa. A outra grande chance do Ituano saiu dos pés de Esquerdinha, que recebeu a bola na área e bateu para fora.
Apesar do domínio na primeira etapa, o Ituano não conseguiu furar a forte zaga da Penapolense – que mesmo já classificada jogou sério, sem dar moleza. No segundo tempo, o Galo reforçou suas investidas ao ataque e ameaçou logo de cara com Cristian, que bateu colocado e obrigou nova boa defesa de Roni. Aos quatro minutos, foi a vez do capitão Josa desperdiçar boa chance dentro da área.
O que se viu na sequência foi uma sucessão de gols perdidos. Esquerdinha, Dick, Rafael Silva e Cristian tiveram boas chances de marcar para o Galo, mas desperdiçaram de maneira incrível. Os quase três mil torcedores presentes no Novelli Júnior (maior público neste Paulistão) começavam a se irritar, pois não acreditavam no que viam. Pra piorar, um gol do Audax poderia sair a qualquer momento.
Mas os “deuses do futebol” queriam dar a classificação para o Ituano. Aos 29 minutos, o árbitro Guilherme Ceretta de Lima (que não havia levantado cartão algum até o momento) expulsou corretamente o lateral Samuel Balbino, que entrou pesado em um jogador do Galo. Com um jogador a mais, o Ituano abriu o placar dois minutos depois. Alemão mandou de cabeça para as redes após cobrança de escanteio fechada de Salles. A torcida foi ao delírio!
A Penapolense, que já tinha um jogador a menos, perdeu mais um: Heleno, após entrada dura em Gercimar. Sem dois, coube ao time adversários se fechar atrás para não transformar a derrota em goleada. Já o Galo passou a investir menos no ataque e administrar a vitória – que colocou o Ituano de novo na disputa por um título paulista. A torcida rubro-negra agradece.
Ficha Técnica:
Ituano 1x0 Penapolense
Ituano: Vagner; Dick, Anderson Salles, Alemão e Dener; Josa, Paulinho (Gercimar) e Cristian (Claudio); Marcelinho (Jean Carlos), Esquerdinha e Rafael Silva. Técnico - Doriva.
Penapolense: Roni; Luiz Gustavo, Gustavo, Edmário e Samuel; Heleno, Jonathan, Paraíba e Matheus Índio (Edilson); Rafael Ratão (Biro Biro) e Douglas Tanque (Lucas). Técnico - Narciso.
Gol: Alemão, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: nenhum.
Cartões vermelhos: Samuel e Heleno (Penapolense).
Público: 2.800 pagantes.
Renda: R$ 59.000,00.