Ituano vence o Inter, fica em primeiro no grupo e avança na Copinha
Com a vitória, Galo de Itu eliminou o time gaúcho.
André RoedelO Ituano fez história na noite deste domingo, dia 11 de janeiro, no Estádio Novelli Júnior. O Galo de Itu venceu o Internacional de Porto Alegre por 1 a 0, conquistou o primeiro lugar no grupo L da Copa São Paulo de Futebol Júnior e avançou para a segunda fase. O artilheiro Gabriel Braga foi o autor do único gol da partida, em cobrança de pênalti. O resultado eliminou o time gaúcho, atual campeão da Copa do Brasil Sub-20.
O próximo confronto do Ituano na Copinha será contra o Sport Recife, que ficou em primeiro lugar no grupo K – que tinha Cacerense, Sumaré e o rival Paulista de Jundiaí. A Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora do torneio, confirmou o jogo para esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, às 19 horas, com entrada franca.
O jogo
Com um grande público, o Novelli Júnior testemunhou uma partida de futebol muito intensa. Os dois times entraram em campo com vontade de vencer, o que foi explícito com as boas chances para ambos. O empate classificava as duas equipes, mas uma queria eliminar a outra e evitar um confronto mais adiante na competição.
A vitória rubro-negra foi alcançada aos 32 minutos da primeira etapa, em cobrança de pênalti. O meia Guilherme entrou na área e caiu. Na visão do árbitro Thiago Luis Scarascati, ele foi derrubado pelo defensor colorado – o que não ocorreu. Mas o artilheiro Gabriel Braga não quis nem saber: bateu com convicção e abriu o placar para o Galo, marcando seu quinto gol na Copinha.
A entrosada equipe do Inter se manteve no ataque e levou perigo ao gol do goleiro Rodrigo. Já o Ituano respondia no contra-ataque, apostando na velocidade de seus atacantes. Jean Carlos e Wesley assustaram a defesa colorada, que evitava levar um segundo gol ainda no primeiro tempo de jogo.
No segundo tempo, o Ituano tomou conta da partida, não deixando espaços para o Inter. O time gaúcho pouco assustou. Como garantiria a classificação mesmo com um empate, a equipe de Vinicius Bergantin não precisou se preocupar tanto com a defesa, indo para frente e levando perigo. Numa dessas jogadas saiu um dos lances mais bonitos da partida: a caneta que Wesley deu no zagueiro colorado.
Mas a noite não seria vermelha, e sim vermelha e preta. Classificação garantida para o Ituano, que fez uma primeira fase perfeita e mostra que, com planejamento e dedicação, pode chegar longe na competição de base mais disputada do Brasil.