Publicado: Sábado, 7 de julho de 2007
Ituanos competem no Mitsubishi Cup
A 3ª etapa da prova aconteceu esse sábado, em Itu.
Deborah DubnerItu foi sede da terceira etapa do rally cross country Mitsubishi Cup, que aconteceu no sábado, dia 07 de julho, na Base 84. A pista preparada na fazenda era muito técnica e travada, com um desenho sinuoso cheio de curvas fechadas. O circuito atravessava várias plantações altas de cana-de-açúcar, com pouca visibilidade, e ainda tinha trechos bastante arenosos, que formaram facões ao longo do dia e dificultaram a vida dos competidores.
Itu é representada na competição pelo piloto Maurício Desidera e pelo navegador, Abel Thomaz. A dupla estreou esse ano no rally, e compete na categoria L200 R. Leia aqui, uma entrevista exclusiva feita pelo www.itu.com.br com os ituanos!
A etapa contou com a participação especial de Cacá Bueno, piloto campeão da Stock Car em 2006, que foi convidado pela Mitsubishi para trocar o asfalto pela terra neste sábado. “Eu já havia participado da Mitsubishi Cup em 2004 e, vindo aqui, pude conferir o quanto o evento cresceu nesses três anos. O nível dos competidores também melhorou muito! Vim aqui para ter um fim de semana descontraído e fazer uma prova diferente, sem expectativas de ser mais rápido que os outros, pois sei que esta não é minha praia”, disse o piloto, que competiu como todos pelo título da etapa, mas não acumulou pontos para o campeonato.
Cacá terminou o dia em sétimo lugar na categoria top da Mitsubishi Cup, a L200 RS Master, e é provável que participe do rali mais uma vez, ainda neste ano. A vitória ficou para os curitibanos Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, que correram forte para recuperar pontos importantes que não haviam conquistado nas últimas duas etapas. “Ganhamos todas as provas de hoje, esta foi a melhor etapa do ano para nós. Estamos buscando um título inédito e o mais importante é que conseguimos subir na classificação geral”, comemorou o navegador Cavassin. Logo atrás ficaram Fabio Sacioto e Marco Túlio Lana, de Contagem (MG), que pela primeira vez em 2007 alcançaram o segundo lugar no pódio. “Esta foi nossa melhor prova até agora e o objetivo é chegar ao título. Para isso, nossa estratégia será a regularidade, tentando manter os bons resultados que estamos tendo”, contou o piloto Fabio.
Na categoria L200 RS, os catarinenses Renato Rosales e Carlos Volpato Filho mostraram por que já despontam como favoritos ao posto de campeões da temporada: a dupla venceu as três provas do dia, abrindo em todas pelo menos 19 segundos de diferença para os outros competidores. André Falsarella e Rodrigo Khezan, de Campinas (SP), conquistaram a segunda colocação: “A etapa de hoje foi a que exigiu mais preparo físico e concentração. As maiores dificuldades foram a poeira e o calor, além das muitas curvas fechadas do circuito. Foi preciso muito fôlego para cantar as referências a tempo”, explicou Khezan, o navegador.
Entre os Pajeros TR4 R, Juliano Diener e Vitor Muench, de São Bento do Sul (SC), também dominaram as três provas do dia: “Mas não foi nem um pouco fácil”, afirma Diener, o piloto. “Ganhamos porque estávamos preparados, com um bom entrosamento, com o carro em boas condições, e também porque tivemos sorte! O mais difícil foi continuar vencendo ao longo do dia, pois a pressão emocional é muito forte”, completou Muench. Com o título da etapa de Itu, a dupla conseguiu aumentar sua vantagem na liderança do campeonato. Mas nada ainda está definido no que diz respeito à classificação geral, pois os competidores têm o direito de descartar seis provas até o final da temporada.
A categoria L200 R foi a mais disputada, sendo decidida nos últimos minutos: depois de vencerem as duas primeiras provas, Carlos Scheffer Junior e Rafael Malucelli deixaram a vitória escapar na terceira prova, que foi liderada por Toninho Genoin e Marcos Panstein. As duas duplas terminaram empatadas no número de pontos, mas Genoin e Panstein ficaram com o título por terem feito a melhor média horária. “Nosso desempenho na última prova nos deu a vitória! Com esse primeiro lugar conseguimos manter nossa vantagem na classificação geral, mas tudo ainda pode mudar até o final da temporada. Estamos correndo pensando no campeonato: sem arriscar tanto o carro e prestando muita atenção a todas as referências”, explicou o navegador.
Além dos campeões de cada categoria, também foram premiadas com o Troféu Performance Reebok as duplas mais rápidas em Itu, com cada um dos três modelos de carro que correm na Mitsubishi Cup. Receberam o prêmio as duplas Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, com uma L200 RS, Juliano Diener e Vitor Muench, com um Pajero TR4 R, e Carlos Scheffer Junior e Rafael Malucelli, com uma L200 R. A Mitsubishi Cup passará agora por um breve intervalo, para voltar no fim de agosto com a quinta etapa da temporada 2007, que será realizada em Penha (SC).
- Tags
- mitsubishi cup
Comentários