Piloto ituano, Roberto Lorena, estreia na Fórmula 1600 nos EUA
Atleta participou de provas de kart em 2011.
Tamara HornKartista de 16 anos, Roberto Lorena iniciou sua carreira no Kartodromo Arena Schincariol, em 2009. Competindo pela equipe Stock Racing, em 2010 foi vice-campeão do GP Brasil de Kart – RBC, vice-campeão do Festival Brasileiro de Kart e quarto colocado no Campeonato Brasileiro de Kart. Participou também de etapas da Copa São Paulo, Copa São Paulo Light, Copa Litoral, Circuito Paulista e GP RBC.
Ulisses Roulien, proprietário da equipe de kart Stock Racing, fica contente pelo progresso de seu piloto e acha que está no momento certo de ele dar o próximo passo em sua carreira. “A parceria Stock Racing e Roberto Lorena já existe há três anos e conquistou vários resultados importantes ao longo do período. Logo de cara percebemos que o Roberto tinha potencial e após dois meses de treinos, já o colocamos em sua primeira corrida. Três anos depois dele seguir sua carreira iniciou na Formula 1600. Nós estamos muito satisfeitos em ter participado da formação de um piloto de destaque internacional, que é o Roberto.”
O piloto brasileiro também participou de provas de kart nos EUA no ano passado. Florida Winter Tour, SKUSA - Supernationals e Rotax Pan-American Championship foram as mais importantes, mas também competiu em corridas de alguns campeonatos regionais.
“O ano passado foi muito produtivo para mim, pois consegui por em prática o que aprendi nas provas aqui do Brasil com a Stock Racing. Todo o apoio dado pelo Ulisses (Roulien - dono da equipe), e por todos os outros funcionários foi vital na minha formação como piloto e também como pessoa. A adaptação nos Estados Unidos foi difícil, mas foi apenas uma questão de tempo até que os resultados aparecessem. A Legree Motorsports (equipe de kart do piloto nos EUA) também ajudou muito nessa transição, e tenho apenas a agradecer pela ajuda de todos que estiveram comigo até agora”, conta o piloto.
Sendo um dos mais jovens pilotos brasileiros a correr no exterior, o ituano assinou contrato para disputar a temporada 2012 da Fórmula 1600, nos Estados Unidos, pela equipe Quantum Racing Services. Utilizando um motor Honda, com chassi preparado pela tradicional Van Diemen.
Antes de estrear na categoria, ele passará por um intenso programa de testes com a equipe durante o mês de março, como preparação para a abertura da temporada 2012. Os ensaios acontecerão no circuito misto Virginia International Raceway, um tradicional autódromo fundado em 1957.
“É um passo à frente na minha carreira no automobilismo. Estou subindo do kart para a minha primeira temporada com um carro de corrida”, afirma Roberto. “A Quantum conquistou grandes resultados trabalhando com jovens pilotos. Estou buscando aprender e ganhar experiência, melhorar minhas habilidades e, quem sabe, brigar por vitórias já no meu primeiro ano”, acrescenta Lorena.
A Quantum Racing Services é comandada pelo veterano Wendell Miller, que possui mais de 35 anos de automobilismo, com passagem também pela Fórmula Indy. Miller destaca a experiência da Quantum em lapidar talentos do kart. “Acreditamos que o Roberto tem muito potencial, e vamos ajudá-lo nessa transição do kart para os carros de corrida”, diz. “O kartismo fornece uma ótima base para os jovens pilotos e, na Quantum, temos como característica tirar o que cada jovem piloto tem de melhor, oferecendo todas as condições necessárias para um futuro promissor no esporte”, finaliza.