São Paulo vence o Flamengo por 2 a 0 em jogo marcado por protesto
Jogadores reivindicaram calendário nacional mais justo.
André RoedelVeja as fotos desta notícia no Flickr
Por André Roedel
Jogando no Estádio Novelli Júnior, em Itu, o São Paulo venceu o Flamengo por 2 a 0 e se aproximou do G-4 do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista agora tem 49 pontos e está na sétima colocação na competição nacional. A partida que ocorreu na noite de 13 de novembro foi marcada por protesto que reivindicou um calendário nacional mais justo, realizado por jogadores de ambas as equipes.
Os jogadores entraram em campo com uma faixa que dizia “Amigos da CBF: e o bom senso?”. Após o apito inicial do árbitro Alício Pena Júnior, os atletas apenas tocaram a bola de um lado para o outro do campo, sem se movimentarem. A atitude foi um alerta para que a Confederação Brasileira de Futebol reveja o calendário atual do futebol nacional, inchado com campeonatos estaduais e sem tempo para pré-temporada e férias.
>> Gol de Letra: O Bom Senso no futebol brasileiro
Quando a bola começou a rolar de verdade, o jogo foi paralisado com uma “ducha de água fria”: o sistema de irrigação do estádio foi acionado e ficou operante por quase cinco minutos, fazendo com que a partida não prosseguisse. Assim que normalizado, o São Paulo demonstrou mais vontade de vencer o jogo e partiu pra cima do rubro-negro carioca, que apenas se defendia.
Apesar da vontade maior, o Tricolor não conseguia encaixar boas jogadas. Ademílson e Luis Fabiano eram os que mais corriam lá na frente, mas o sistema defensivo do Flamengo tratava de tirar tudo. Com o meio de campo cheio de rubro-negros, foi difícil para o time paulista acertar passes curtos – fazendo assim que apelassem para lançamentos longos e cruzamentos.
Com poucas chances no primeiro tempo, a esperança era uma segunda etapa mais movimentada. E foi o que aconteceu. Aos três minutos, o volante Elias derrubou Luis Fabiano dentro da área e o árbitro marcou pênalti. A torcida tricolor foi à loucura quando viu o capitão e ídolo Rogério Ceni deixar seu gol e caminhar até a meta adversária. Ele pegou a bola, bateu e converteu: 1 a 0 São Paulo.
O time de Muricy Ramalho se manteve bem no ataque, contando com noite inspirada do meia Paulo Henrique Ganso. O ex-parceiro de Neymar no Santos brilhou e encantou a torcida, executando diversas jogadas de efeito e toques sensacionais. E foi dos pés dele que saiu, aos 17 minutos, a assistência para Ademílson tocar de primeira no contrapé de Paulo Victor e dar números finais ao jogo.
O Flamengo até tentou um reação, mas esbarrava nos próprios passes errados e não conseguia levar perigo ao gol de Rogério Ceni. Com o placar definido, o São Paulo presenteou a torcida ituana com olé no fim do jogo. Agora, o Tricolor mira sua atenção na semifinal da Copa Sul-Americana, contra a Ponte Preta. Já o rubro-negro carioca também foca em outra competição: a final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR.
Grande público
A vitória do São Paulo sobre o Flamengo por 2 a 0 foi acompanhada por 15.636 torcedores, o segundo maior público do Estádio Novelli Júnior. A renda foi de “apenas” R$ 170.311,00, já que o Tricolor vendeu os ingressos por preços populares. O estranho é que foram disponibilizados para venda 18.299 bilhetes e anunciado que todos foram vendidos. Os ingressos que faltam pra fechar a conta certamente foram parar na mão de cambistas, que agiram livremente no entorno do estádio.
Confira o primeiro gol do São Paulo, marcado por Rogério Ceni:
André Roedel/Itu.com.br |