Intervenção musical marca início da Semana da Convenção de Itu
Evento comemora os 140 anos da reunião republicana.
André RoedelVeja as fotos desta notícia no Flickr
A Semana da Convenção de Itu foi aberta oficialmente na noite de 18 de abril, durante solenidade no Centro de Estudos do Museu Republicano, a Casa do Barão de Itaim. Na ocasião, o prefeito Antonio Tuíze e professora Sheila Walbe Ornstein, diretora do museu, falaram sobre a importância da Convenção para a história de Itu e de todo o Brasil.
A cerimônia foi marcada pela intervenção musical do Museu da Música de Itu. Os músicos entoaram o Hino Republicano de São Paulo e a música “Chá Preto, Sinhá?”, do compositor ituano Elias Álvares Lobo. O ritmo da canção é o “lundu”, um gênero musical de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses.
Após as apresentações musicais, o público se dirigiu ao Museu Republicano e acompanhou a exibição do curta-metragem “Convenção de Itu”, do diretor Osvaldo de Oliveira. Originalmente em 35 mm, o filme passou por uma atualização de suporte e está disponível na biblioteca do museu em DVD. A produção é de 1973, ano em que se comemorou o centenário da Convenção.
A presidente da Academia Ituana de Letras (ACADIL), Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, lançou durante o evento o concurso literário “Convenção de Itu”. Os interessados, sejam eles alunos do ensino fundamental, médio ou adultos com mais de 20 anos, podem inscrever seus trabalho sobre o tema até o dia 31 de maio. A premiação acontece em agosto.
Os presentes também puderam ver a exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas”, que reúne diversos itens relacionados à palavra “convenção”, como uniformes da escola “Convenção” e rótulos de refrigerantes que levam a reunião republicana de 1873 em sua marca.