Esportes

Publicado: Quarta-feira, 9 de abril de 2014

Com a vantagem do empate, Ituano tenta o bicampeonato no domingo

Galo de Itu pode gravar o nome na história contra o Santos.

Crédito: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress Com a vantagem do empate, Ituano tenta o bicampeonato no domingo
Cristian, o autor do gol contra o Santos na primeira partida da final. Será que ele repete a dose neste domingo?

O Ituano pode escrever seu nome na história do futebol paulista neste domingo, dia 13 de abril, no estádio do Pacaembu. Se ao menos empatar contra o Santos, o Galo de Itu fatura seu segundo título do Campeonato Paulista – tornando-se assim o time do interior com mais canecos da primeira divisão de São Paulo. Isso porque o rubro-negro já tem um Paulistão no currículo: venceu em 2002, quando os grandes não participaram.

Só que o título de 2014 (caso se confirme, é claro) será incontestável. Para chegar à final, o Ituano venceu com autoridade os gigantes São Paulo e Palmeiras. E ambos os jogos foram fora de casa. Na primeira partida da decisão, novamente o Galo surpreendeu um time grande: vitória sobre o Santos por 1 a 0 e vantagem para o segundo confronto decisivo.

Fundado em 24 de maio de 1947 com o nome de Associação Atlética Sorocabana – em referência à estrada de ferro que passava pela cidade –, o time de Itu (berço do futebol no Brasil) tem uma longa trajetória no futebol paulista, mas foi de fato reconhecido pela grande mídia e pelos torcedores dos demais times somente este ano. A surpreendente campanha do Galo no Paulistão apontou os holofotes da imprensa para a nossa cidade novamente.

O rubro-negro, que era conhecido como Ferroviário Atlético Ituano, foi o celeiro de grandes jogadores como Django, Batata e Juninho Paulista, que já foi campeão mundial com a seleção brasileira em 2002 e que hoje é gestor do próprio clube. Mas coube a Vagner, Dick, Anderson Salles, Alemão, Josa, Paulinho, Jackson Caucaia, Cristian, Esquerdinha, Rafael Silva e cia. a honra de tirar o Galo do anonimato.

Dono da melhor defesa da competição, o Ituano de 2014 vem jogando futebol de gente grande. A “família Ituano” – como vem sido chamado o grupo rubro-negro, que está extremamente unido e empenhado – vai revivendo os tempos áureos do clube, quando faturou o Paulistão de 2002 e o Campeonato Brasileiro da Série C de 2003, época em que o Galo ganhou projeção nacional pela primeira vez.

Essa boa campanha é fruto de um trabalho iniciado em 2009, quando Juninho assumiu a gestão do clube. Depois de amargar diversas quedas na era Traffic, o Ituano passou a ter um projeto de crescimento de médio a longo prazo. E o retorno vem aparecendo agora, com a garantia de disputar a Série D no segundo semestre e a Copa do Brasil no ano que vem – além da expectativa do título estadual ser confirmado.

Ingressos

Os 2 mil ingressos disponibilizados para a grande final entre Santos e Ituano já esgotaram nas bilheterias do Estádio Novelli Júnior, mas uma nova remessa foi conseguida pela diretoria do Galo na tarde de quarta-feira, dia 9. Saiba mais!

Telão para a final

A Prefeitura de Itu, em parceria com o Ituano e a empresa Brasil Kirin, disponibilizará aos torcedores um telão de LED, que será instalado dentro do Estádio Novelli Júnior, em frente às arquibancadas cobertas para que eles acompanhem a final do Paulistão. Saiba mais!

Comentários