Evento emocionou profissionais da Saúde de Itu e região
O encontro homenageou Padre Antonio Pacheco da Silva.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
“A arte da Medicina está em observar. Curar algumas vezes, aliviar muitas vezes, consolar sempre.”(Hipócrates)
No dia 27 de fevereiro, como parte da programação oficial dos 400 anos de Itu, ocorreu um evento inédito que reuniu profissionais da saúde para tratar do tema terminalidade e cuidados paliativos.
O Encontro foi organizado pelo querido Dr. José Carlos Safi, que emocionou-se e emocionou a platéia que lotou o auditório do Sincomércio.
O homenageado do evento foi Padre Antonio Pacheco da Silva (1752-1825), figura ilustre que construiu o primeiro hospital de Itu (Hospital dos Lázaros), a capela de Nosso Senhor do Horto, o primeiro serviço de abastecimento de água, e serviu de inspiração para a história de Padre Bento e a construção da Santa Casa de Itu. “Estou muito feliz por esta realização, Padre Antonio Pacheco da Silva foi o cara! Hoje o que nós realizamos aqui foi um sonho. Todas as pessoas que foram homenageadas têm paixão pela história deste Padre e ajudaram a construir este evento”, expressou Dr. Safi.
“Sou professor da UNICAMP e normalmente me apresento na cidade de Campinas e em São Paulo. Esta é a primeira vez que apresento uma palestra em Itu e foi muito importante participar deste evento”, disse o palestrante Dr. Roosevelt Cassorla.
A Saúde pôde ser abordada sob diversos ângulos e olhares, com a presença de profissionais que atuam nas mais diferentes áreas. O participante Daniel Silva, engenheiro de computação, relatou: “Gostei muito do evento. Não sou da área de saúde, mas adorei o debate e os conceitos que aqui foram discutidos. Acho que este aprendizado vale para todas as áreas, são assuntos que envolvem o nosso dia a dia, pois estão diretamente ligados às nossas emoções”.
Os temas abordados foram:
- A espiritualidade na prática médica (Dr. Jamiro Wanderley – Médico, mágico e palhaço)
- Olhar jurídico sobre a terminalidade (Dr. José Henrique Torres – Juiz de Direito em Campinas e membro da Associação de Juizes para a democracia)
– Cuidados paliativos (Dra. Maria Goretti Maciel – Médica do Hospital do Servidor Público Estadual)
- Bioética, terminalidade e cuidados paliativos (Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira – Conselheiro do CRM-SP e presidente da Sociedade de Bioética de São Paulo)
- O paciente, a família, a equipe de saúde e a morte (Dr. Roosevelt Cassorla – Médico psiquiatra da Unicamp)
- Caminhos para o bem viver (Dr. Alberto Silva – Médico ituano)
Também foram homenageados: Anna Carolina Mattos Pacheco (Família Pacheco); Ditinha Schanoski (Presidente da Saci - Sociedade Amigos da Cidade de Itu); Kátia Auvray (Historiadora e Autora do livro Cidade dos Esquecidos); Bernardo Jerônimo Campos (escreveu um artigo sobre Padre Antonio Pacheco da Silva em 1957); Maria Claudete Camargo (Catequista atuante da Igreja Senhor do Horto e São Lázaro, onde começou a vida de Padre Antonio); Mylton Ottoni da Silveira (Ottoni Editora).
O encontro, que durou todo o sábado, teve sorteio de prêmios e reuniu doações em dinheiro, que será integralmente destinado ao Albergue Noturno de Itu.
O evento contou com o apoio do COPITU, Sincomércio, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Itu, Unimed e São Camilo.
>> Leia também:
Padre Antonio Pacheco da Silva, por Bernardo Campos
Traslado (cópia) anexado ao Inventário do Padre Antonio Pacheco da Silva
Alan Dubner / www.itu.com.br |