Incrível Yuke! Conheça a história do forte saguizinho do Projeto Mucky
Resgatado com muitos ferimentos, primata se recupera em Itu.
Jéssica Ferrari
O “Yuke” não é o “Hulk”, mas poderia ser, pois apesar de pequeno possui a força de um gigante! Esse saguizinho de tufo-preto chegou ao Projeto Mucky em maio deste ano, com aproximadamente 8 meses de idade. Resgatado em Itapevi (SP) foi encaminhado pela Polícia Ambiental de Barueri (SP), após cair da rede elétrica e ser atacado por um cão.
Assustado, com muita dor, ferimentos generalizados pelo corpo, fratura completa do úmero do braço esquerdo e do fêmur esquerdo, foi prontamente atendido pela equipe Mucky. A necessidade de uma cirurgia para correção das fraturas era necessária para melhorar a sua qualidade de vida. Foi então que o apoio de um dos parceiros do Projeto fez toda a diferença na vida deste animalzinho. O médico-veterinário Dr. Gustavo Santoro, juntamente com sua equipe, realizou uma delicada intervenção colocando pinos no braço e perna de “Yuke”.
O procedimento foi um sucesso e, atualmente, o saguizinho está em plena recuperação e sem dores. Bem menos assustado do que quando chegou. “Yuke desfruta da amizade de Kisha, com quem se aconchega e brinca nestes dias frios”, conta a equipe Mucky.
O Projeto
O Projeto Mucky existe há 30 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.
O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.
Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.
Leia mais: www.projetomucky.org.br