Itu recebe nova frota para coleta de resíduos sólidos
São 33 veículos, entre eles caminhões eletrônicos.
Camila BertolazziOs veículos e equipamentos que compõem o novo modelo para coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais de Itu foram apresentados à população no dia 25 de janeiro. A nova frota composta por 33 veículos, entre eles caminhões com motorização eletrônica movida a biodiesel (menos poluente) e capacidade de armazenamento de até 19 metros cúbicos, saiu em carreata do Centro Administrativo Regional (Pirapitingui) e chegou à praça Duque de Caxias (Largo do Quartel). A apresentação da nova frota que cuidará dos resíduos sólidos da cidade aconteceu uma semana antes de Itu completar 402 anos de fundação.
Autoridades e moradores da cidade viram a demonstração de uma mini-varredeira mecânica. A máquina está entre as que irão atuar na chamada Operação Centro Histórico, encarregada da limpeza de todo Centro Histórico e expandido da cidade, com equipes de trabalho 24 horas por dia, 365 dias por ano, atendendo até as ruas mais estreitas.
Também foram apresentados caminhões que realizam a coleta dos resíduos, entre eles, um limpa contêiner. Equipamentos de alta tecnologia, como micro-caminhões e caminhões pipa de pequeno porte também estavam estacionados na praça.
O prefeito de Itu, Herculano Passos, explicou que esse investimento se deu através de uma PPP (Parceria Público Privada) entre o município e a empresa EPPO Itu Soluções. Além da nova frota, a parceria prevê a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos, equipada com a mais alta tecnologia, que pretende converter de 70% a 75% dos resíduos em energia elétrica ou em gases.
O secretário municipal de Administração, Antonio Tuíze, coordenador da PPP dos resíduos sólidos, lembrou que “o modelo de limpeza ituano foi escolhido e apresentado, em novembro do ano passado, em um fórum internacional sobre Parcerias Público Privadas, no México, realizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”.
Após a apresentação na praça, a frota seguiu pelas rua Floriano Peixoto e avenidas Nove de Julho, Sete Quedas e, por fim, Caetano Ruggieri.